O Ambulatório Municipal Dr. Washington Gusso irá funcionar temporariamente em novo endereço, enquanto as reformas na antiga sede são realizadas. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

Desde a última segunda-feira (3), o Ambulatório Municipal Dr. Washington Gusso, originalmente localizado na Vila Prohmann, está atendendo em novo endereço. De acordo com informações prestadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a mudança temporária ocorreu devido à realização de reformas no antigo espaço, que será revitalizado tendo em vista as necessidades de atendimento da população são-mateuense.

A partir desta semana, o agendamento das consultas deverá ser realizado na nova sede temporária do Ambulatório, localizado agora na Rua Luiz Damaso Santos Lima, esquina com a Rua Manoel Furtado Neves, bastante próximo à COPEL (Companhia Paranaense de Energia). A Farmácia Municipal também irá funcionar neste local. O espaço a ser reformado abriga consultórios, fraldários, banheiros, salas de espera, recepção, além das salas de curativo, preparo e nebulização.

Unidade sentinela em funcionamento

Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Saúde, através de parcerias, concluiu a instalação de uma unidade sentinela, anexa ao Pronto Socorro municipal. A ação objetiva preservar a saúde da população e dos profissionais em saúde, separando os pacientes com suspeita de doenças respiratórias (dentre elas, o Covid-19), dos demais utilizadores dos serviços públicos de saúde.

(Banners: Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul)

Todo cidadão pode procurar os serviços da unidade, no caso de apresentar os seguintes sintomas: tosse, dor de cabeça, dor de garganta, febre, coriza, dores corporais, falta de ar ou calafrios. Os telefones para contato são o (42) 3912 – 7140 e (42) 3912 – 7143. A unidade especializada está em funcionamento 24h por dia.

Campanha de vacinação contra a meningite ACWY

A última semana também foi bastante importante no que tange ao combate à meningite, doença impiedosa que acomete muitas crianças no país. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, sendo destinada às crianças de 11 e 12 anos.

A vacina ACWY (conjugada), protege contra quatro sorotipos distintos de meningite bacteriana. A aplicação estará disponível nas seguintes unidades: Centro de Saúde, ESF (Estratégia Saúde da Família). Vila Bom Jesus, ESF. Vila Americana, ESF. Fluviópolis, ESF. Rosas, ESF. Vila Palmeirinha e Posto de Saúde da comunidade do Cambará.

Os dados do último boletim epidemiológico

De acordo com dados contidos no boletim epidemiológico mais recente, da última quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde informou a confirmação de um total de 170 casos de Covid-19 em nossa cidade. “Conforme a estratégia de atuação empregada na pandemia, a Prefeitura realizou a aquisição de testes rápidos para ampliar a investigação de casos suspeitos, testando também os servidores públicos”, declarou a equipe da Secretaria.

São 58 casos em monitoramento, 60 em investigação, 1769 casos já descartados, 141 pacientes recuperados e 4 óbitos. A Secretaria Municipal de Saúde reforçou o pedido para que a população não se exima da manutenção dos cuidados possíveis, visando a prevenção e o enfrentamento eficaz da pandemia em nossa cidade.

O Ambulatório Municipal foi alocado temporariamente na esquina entre as Ruas Luiz Damaso Santos Lima e Manoel Furtado Neves, próximo à COPEL.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Audiência Pública marca o início do processo de construção do tão esperado novo hospital
Prefeitura intensifica atendimento à mulher com horários diferenciados
Campanha de Prevenção de Hepatites Virais acontecerá no próximo sábado