Acontecerá neste sábado, 9 de novembro, em Antonio Olinto, o II Campeonato Sul Brasileiro de Fanfarras e Bandas que reunirá mais de 30 apresentações de Fanfarras, Bandas Marciais e Bandas de Concerto de diversas cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao todo, serão mais de 30 apresentações.

O maestro Paulo Evandro Lepinski explica que os repertórios das corporações vão de clássicos eruditas até clássicos populares. “Vamos levar arte, cultura, música e dança para mais de 2 mil jovens”, garante.

O evento é gratuito e inicia às 8h na quadra municipal com as corporações infantis e infanto-juvenis. Na parte da tarde será a vez das corporações juvenis e seniores. A primeira edição do Campeonato foi sediada no Rio Grande do Sul. “Convidamos todos os moradores da região para prestigiarem esse evento de grande representatividade para nossa região”, enfoca Paulo.

A promoção do Campeonato é da Prefeitura Municipal de Antonio Olinto juntamente com a Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, Liga Catarinense de Fanfarras, Associação Gaúcha de Fanfarras e Bandas e Associação de Banda do Litoral Norte Gaúcho.

Importância cultural

Não é apenas no 7 de setembro que as atividades acontecem em grupos de Fanfarras e Bandas. Na maioria dos casos, as bandas escolares proporcionam na grande maioria dos casos, o primeiro contato formal que crianças e adolescentes têm com a música e com a prática instrumental.

A música quando aprendida e utilizada como linguagem, oferece aos alunos o acesso a uma educação para a vida que inclui o desenvolvimento da sensibilidade a partir da aquisição de um vasto vocabulário de efeitos de sentido associados a configurações musicais detalhadas e precisas, num processo de construção de conhecimento que integra os dois recursos que o homem dispõe para isso: pensamento e sentimento.

Serviço

O que? II Campeonato Sul Brasileiro de Fanfarras e Bandas;
Quando? 9 de novembro;
Em que local? Ginásio Municipal;
Horário? A partir das 8h;
Entradas? Gratuitas.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski

Últimos posts por Cláudia Burdzinski (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Pescadores são presos em São João do Triunfo por pesca predatória
Obras movimentam o município de Antonio Olinto
PR-281 terá pavimentação debatida em audiência pública

Deixe seu comentário

*