Cidade

APAE de São Mateus do Sul é contemplada pelo Projeto Pronas e recebe mais de R$ 720 mil

A verba é destinada para a contratação de profissionais para o Centro de Atendimento de Saúde da instituição e também para a compra de materiais de consumo. O Centro de Atendimento de Saúde da APAE atua desde agosto de 2016, e possui 844 m² e 10 salas de atendimento. No espaço são atendidas diversas especialidades para portadores de deficiência. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

O Centro de Atendimento de Saúde José Carlos Obrzut, da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) de São Mateus do Sul, foi uma das três instituições do Paraná contempladas com o projeto do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), e receberá por dois anos um valor total de R$ 724.174,62, que foi destinado para a contratação de médicos e funcionários, e também para a compra de materiais de consumo como produtos de limpeza e utensílios para as atividades feitas na instituição.

Segundo o Ministério da Saúde, o Pronas foi criado para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos. O intuito é ampliar a oferta de serviços e expandir a prestação de serviços médico-assistenciais; apoiar a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de recursos humanos – em todos os níveis; e realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socioantropológicas.

De acordo com a equipe de saúde da APAE de São Mateus do Sul, foram contratados: 2 fisioterapeutas; 1 terapeuta ocupacional; 1 psicóloga; 1 fonoaudióloga; 1 enfermeira; 2 médicos; 1 nutricionista; 1 assistente social; 1 auxiliar administrativo; e 1 encarregado para os serviços gerais, que começaram a atuar na última semana de agosto. O principal ponto positivo desse projeto foi que supriu a demanda de atendimento dos pacientes da instituição e ainda abriu vagas para as pessoas com deficiência da comunidade. “Anteriormente atendíamos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 11.328 consultas por ano. Agora com o Pronas serão realizados mais de 26 mil atendimentos anuais, totalizando mais de 37 mil atendimentos pela instituição englobando São Mateus do Sul, Antonio Olinto e São João do Triunfo”, comenta a nutricionista Aryane Ziemer.

A equipe técnica de saúde da APAE foi a responsável pela elaboração do projeto, e afirma que todos ficaram contentes com a aprovação, que superou grandes instituições de renome do estado. O valor monetário é repassado por meio de dedução fiscal, e a empresa Vivo de telefonia abraçou a causa da instituição e efetuou a captação de recursos. “A empresa financia o projeto e depois esse valor é abatido no imposto de renda”, explica Aryane.

Conheça a sede do Centro de Atendimento de Saúde da APAE, que atende desde agosto de 2016 pessoas com diversos tipos de deficiências. O local possui 844 m² e 10 salas de atendimento. Ele está localizado na Rua 13 de Maio, 1014, em anexo à APAE. Horário de atendimento das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Contato no telefone (42) 3532-1646. A equipe também deixa o convite para as pessoas que conhecem alguém que possui algum tipo de deficiência, para entrar em contato com o local para uma avaliação e atendimento gratuito.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
População se preocupa com a segurança da barragem da SIX
Expedição Machu Picchu: são-mateuenses partem para viagem de 10 mil km a bordo de suas motocicletas
Prefeito e deputado de São Mateus do Sul opinam sobre royalties da SIX