Cidade

APAE de São Mateus do Sul é contemplada pelo Projeto Pronas e recebe mais de R$ 720 mil

A verba é destinada para a contratação de profissionais para o Centro de Atendimento de Saúde da instituição e também para a compra de materiais de consumo. O Centro de Atendimento de Saúde da APAE atua desde agosto de 2016, e possui 844 m² e 10 salas de atendimento. No espaço são atendidas diversas especialidades para portadores de deficiência. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

O Centro de Atendimento de Saúde José Carlos Obrzut, da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) de São Mateus do Sul, foi uma das três instituições do Paraná contempladas com o projeto do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), e receberá por dois anos um valor total de R$ 724.174,62, que foi destinado para a contratação de médicos e funcionários, e também para a compra de materiais de consumo como produtos de limpeza e utensílios para as atividades feitas na instituição.

Segundo o Ministério da Saúde, o Pronas foi criado para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos. O intuito é ampliar a oferta de serviços e expandir a prestação de serviços médico-assistenciais; apoiar a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de recursos humanos – em todos os níveis; e realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socioantropológicas.

De acordo com a equipe de saúde da APAE de São Mateus do Sul, foram contratados: 2 fisioterapeutas; 1 terapeuta ocupacional; 1 psicóloga; 1 fonoaudióloga; 1 enfermeira; 2 médicos; 1 nutricionista; 1 assistente social; 1 auxiliar administrativo; e 1 encarregado para os serviços gerais, que começaram a atuar na última semana de agosto. O principal ponto positivo desse projeto foi que supriu a demanda de atendimento dos pacientes da instituição e ainda abriu vagas para as pessoas com deficiência da comunidade. “Anteriormente atendíamos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 11.328 consultas por ano. Agora com o Pronas serão realizados mais de 26 mil atendimentos anuais, totalizando mais de 37 mil atendimentos pela instituição englobando São Mateus do Sul, Antonio Olinto e São João do Triunfo”, comenta a nutricionista Aryane Ziemer.

A equipe técnica de saúde da APAE foi a responsável pela elaboração do projeto, e afirma que todos ficaram contentes com a aprovação, que superou grandes instituições de renome do estado. O valor monetário é repassado por meio de dedução fiscal, e a empresa Vivo de telefonia abraçou a causa da instituição e efetuou a captação de recursos. “A empresa financia o projeto e depois esse valor é abatido no imposto de renda”, explica Aryane.

Conheça a sede do Centro de Atendimento de Saúde da APAE, que atende desde agosto de 2016 pessoas com diversos tipos de deficiências. O local possui 844 m² e 10 salas de atendimento. Ele está localizado na Rua 13 de Maio, 1014, em anexo à APAE. Horário de atendimento das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Contato no telefone (42) 3532-1646. A equipe também deixa o convite para as pessoas que conhecem alguém que possui algum tipo de deficiência, para entrar em contato com o local para uma avaliação e atendimento gratuito.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Sindicato dos Servidores Públicos organiza mobilização na tarde desta sexta (4)
Clube dos Desbravadores caminha de São Mateus do Sul até São João do Triunfo
Desfile cívico emociona são-mateuenses no aniversário de 110 anos do município