Educação e Cultura

Apae de São Mateus do Sul promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa

Este ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla (de 21 a 28 de agosto) tem como tema: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. A celebração começou em 1964, com a Semana do Excepcional, homenageando o trabalho das APAEs (Associações de Pais e Amigos de Excepcionais) e também como forma de mobilizar a sociedade e discutir conceitos, ideias e sugestões relacionadas com a vida de pessoas com algum tipo deficiência. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE em 2013, cerca de 6,2% da população brasileira maior de 18 anos tinham ao menos uma das quatro deficiências investigadas: intelectual, física, auditiva ou visual, em maior ou menor grau.

Com base no tema deste ano, as APAEs tem como objetivo quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista, etc., para que a inclusão se torne efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das dificuldades da vida. “Um tema simples que diz tudo o que buscamos para eles, seus direitos, o que eles precisam para ter uma qualidade de vida melhor, além de suas realizações”, destaca Ieda Ballin, diretora da escola de educação especial 21 de outubro (APAE de São Mateus do Sul).

O texto base da campanha, norteada pela Federação Nacional das APAEs evidência que a vida da pessoa com deficiência registra uma história de lutas. Enquanto no século XIX conviviam em instituições residenciais e sob os estudos médicos, o século XX, foi marcado pela desinstitucionalização de atendimentos dessa natureza e, ao mesmo tempo, pela institucionalização da educação especial, quando surgiram as escolas e classes especiais. Nos anos 70, sob a lógica “o deficiente pode aprender”, na busca pela efetiva participação da pessoa com deficiência no mundo educacional, a educação especial foi direcionada por outros princípios políticos, filosóficos e científicos, influenciam premissas básicas para suas ações.  Nessa época, sob a lógica “o deficiente pode se integrar na sociedade”, buscava-se a oferta de ambientes menos restritivos para sua educação, o que influenciou os textos normativos e outros caminhos, até se chegar à atualidade, influenciada pelos princípios e diretrizes da inclusão social, que tem desdobramentos nas políticas públicas diversas.

A semana nacional também comemorada pela APAE de São Mateus do Sul conta com uma programação especial destinada aos alunos, famílias e funcionários da entidade. Está sendo uma semana repleta de ações que buscam a valorização de cada aluno e sua potencialidade. Contando com a presença e colaboração de diversos voluntários e empresas que se uniram em prol a realização deste momento especial.

No dia 21/08 (segunda-feira), aconteceu a abertura das comemorações. Uma Terapia foi realizada na escola, uma atividade que contou com a presença e colaboração de profissionais da área de saúde da cidade junto dos alunos da entidade. A abertura também contou com a realização de palestra sobre a prevenção de deficiências e a participação da direção e diretoria da entidade na sessão ordinária da câmara de vereadores. Além do lançamento oficial do álbum de figurinhas “Universo Especial”.

No dia 22/08 (terça-feira), foi realizada a Rua do Lazer, atividade que reuniu todos os alunos da entidade em ações desenvolvidas por amigos e parceiros da APAE e a realização de palestra em São João do Triunfo pela equipe multiprofissional da entidade com os temas: autismo e síndrome de down.

23/08 (quarta-feira), foi o dia do II Talentos a Mostra: este momento é todo seu, atividade que reuniu vários artistas locais em uma apresentação junto dos alunos da APAE e também com a realização de palestra sobre prevenção de deficiências ao Adolescentro.

Na quinta-feira (24/08), foi promovido o Baile Country, atividade realizada no restaurante Nativa Grill e que contou com um delicioso festival de pizzas promovido pelas pizzarias da cidade aos alunos da APAE. A data também foi marcada por um café colonial promovido ao clube de mães da entidade.

No dia 25/08 (sexta-feira), foi realizado o Almoço das Famílias, atividade que reuniu os pais e alunos da APAE em comemoração à semana da pessoa com deficiência.

As ações encerram-se na próxima semana com a realização de uma caminhada ao redor da sede da APAE e que envolverá todos os alunos, pais, funcionários e comunidade em geral, simbolizando a importância da entidade em suas vidas e uma ação promovida pelo SENAC (com corte de cabelo e demais atividades) e tendo como desfecho, o passeio dos alunos à cidade da Lapa, em um encontro histórico e cultura em uma das cidades que possui o centro histórico mais vivo em todo o estado.

Toda a programação foi elaborada pelo corpo de funcionários da APAE que anualmente concentram seus esforços na comemoração da semana foco das pessoas com deficiência, “fazemos tudo planejado pra eles”, finaliza Ieda Ballin.

Colaborador

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Segundo dia do Enem contou com questões sobre Ciências da Natureza e Matemática
Cursos da Uniuv estão entre os 20 melhores do Paraná
Cine Cultural WestRock trará cinema gratuito para São Mateus do Sul

Os comentários estão fechados