(Fotos: Divulgação APAE-SMS)

A APAE-SMS (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Mateus do Sul), completou 40 anos de existência na última quarta-feira (21). São 4 décadas superando desafios e sobrepondo barreiras, construindo um histórico de lutas em prol dos direitos da Pessoa com Deficiência (PCD) em nossa cidade. A Lei Federal nº 13.146 de 2015 instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, representando um importante instrumento de inclusão social. No entanto, a afirmação e a inserção destes indivíduos na sociedade, ainda são objetivos buscados cotidianamente pela APAE-SMS.

A organização iniciou as atividades no ano de 1980, onde era localizado o antigo Kasarão. Inicialmente contava com 8 alunos, somando atualmente 130 estudantes matriculados, além dos diversos atendimentos realizados através do SUS (Sistema Único de Saúde) e do projeto PRONAS/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência).

Atividades em meio à pandemia

As atividades da Escola 21 de Outubro – Educação Infantil e Ensino Fundamental Modalidade Educação Especial, mantida pela APAE-SMS, estão sendo conduzidas à distância desde o início do período de quarentena. A equipe de profissionais responsáveis está se reinventando diariamente, oferecendo dinâmicas e exercícios praticados pelos alunos, com o acompanhamento carinhoso dos pais. O retorno das atividades por parte dos estudantes tem sido grande, aproximando todos neste momento de dificuldade. Aqueles que possuem limitações de acessibilidade à internet, também contam com a entrega das apostilas impressas.

A saudade entre alunos e colaboradores da instituição, ficou ainda mais forte no último dia 21, onde a APAE-SMS comemora 40 anos de aniversário e luta em prol da Pessoa com Deficiência.

Os serviços disponibilizados pelo Centro de Atendimento de Saúde José Carlos Obrzut, também operaram de acordo com as restrições provocadas pela pandemia. O atendimento clínico disponibilizado pela APAE-SMS engloba as áreas da Assistência Social, Fisioterapia, Hidroterapia, Fonoaudiologia, Psiquiatria, Neurologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Atendimento Psicossocial e Odontologia.

Batalhas diárias

O papel desempenhado pela APAE-SMS junto à Pessoa com Deficiência, é notório. A amplitude dos serviços ofertados, bem como o prazer e a atenção empregados pelos seus colaboradores diariamente, tornam a entidade uma importante ferramenta de consolidação da inclusão social destas pessoas na comunidade local. A APAE-SMS agradece à toda colaboração por parte da sociedade são-mateuense, bem como do empresariado local, auxiliando no fomento de suas atividades. O orçamento mensal para a manutenção dos serviços é elevado, estimado em cerca de R$ 159 mil. A captação de recursos é uma das áreas essenciais à manutenção da entidade, visando ao máximo bem-estar dos utilizadores de toda a sua estrutura e mão-de-obra profissionalizada.

A Apae-SMS batalha há 40 anos pela inclusão e inserção da Pessoa com Deficiência em meio à comunidade.
(Foto: Éber Deina/Gazeta Informativa)

As atividades da Apae-SMS se iniciaram no ano de 1980, no antigo prédio do Kasarão, localizado no bairro da Vila Amaral.
(Foto: Éber Deina/Gazeta Informativa. Pintura realizada por Marlene)

Comemoração de aniversário em meio virtual

Tendo em vista a necessidade do isolamento social, a fim de proteger a saúde de seus estudantes e trabalhadores, as celebrações dos 40 anos da entidade ocorreram de maneira mais restrita em 2020. O meio virtual e as redes sociais foram as principais conexões nesta semana tão especial, onde a sociedade são-mateuense comemora o aniversário de uma organização tão representativa e importante. Toda a equipe de 70 colaboradores e 19 membros da diretoria agradece à comunidade pela parceria e confiança! A APAE-SMS produziu um vídeo institucional, disponível através das redes sociais, a fim de celebrar a história e as conquistas até o presente.

VIII CIPARE

Está acontecendo o VIII CIPARE (Ciclo de Palestras em Reabilitação), promovido anualmente pela equipe multidisciplinar do Centro de Atendimento de Saúde José Carlos Obzurt, anexo à APAE-SMS. Em função da pandemia da Covid-19, as palestras estão sendo realizadas e transmitidas em meio virtual, abordando diversos temas importantes, como as contribuições do Terapeuta Ocupacional junto ao Transtorno do Espectro Autista, entre outros.

(Banner: Divulgação APAE-SMS)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A história do Nhô João da Terra Vermelha
Casal concretiza união através de videoconferência em São Mateus do Sul
A originalidade da arquitetura são-mateuense – Parte VIII