Mãe leva seu filho para ser imunizado na sala de vacinas, e autoriza foto para estimular os cidadãos em receberem suas doses. (Foto: Setor de vigilância epidemiológica)

Higiene pessoal, o uso de máscaras e evitar aglomerações são medidas importantes, ditas por autoridades de saúde, para a proteção frente ao Coronavírus. A vacina contra a gripe não inibe o Covid-19, mas facilita monitorar pacientes em possíveis quadros gripais. Quando está imunizado e, contrai uma infecção respiratória, os diagnósticos podem ser facilitados.

Estar vacinado, cenário pertinente aos idosos em São Mateus do Sul que deram bom exemplo, não está sendo parte do grupo delimitado para a 3ª fase da campanha. Esta, que é a última, tem dois desdobramentos. Até o dia 15 de maio, na primeira parte, destinada para crianças de seis meses até seis anos, deficientes, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram seus filhos nos últimos 45 dias).

Depois, desde o dia 18 de maio até 5 de junho, quando encerra a campanha, destinada para os servidores da educação, tanto pública quanto privada, e adultos entre 55 e 59 anos. Este grupo receberá as doses entre 18/05 e 05/06. O departamento de vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde de São Mateus do Sul informa dados que apontam para uma adesão muito abaixo da meta.

Apenas 39,78% das crianças foram vacinadas, perfazendo o número de 1.326 doses. Das gestantes, estipuladas na meta, apenas 223 vacinas aplicadas e percentual de 51,74%. Somente as puérperas têm dados melhores: 71 vacinadas e 87,32%. Disso o apelo para que estes cidadãos, bem como seus responsáveis, comparecem nos locais de administração da vacina e se imunizem.

A 2ª etapa da fase final foi estendida para estas pessoas que se enquadram neste grupo, até 5 de junho. Quanto aos adultos de 55 a 59 anos, os números também são baixos, 712 doses e 40,41%. Para eles a vacina passou a ser aplicada nesta semana, bem como para profissionais de educação, em que a adesão é pequena, somente o índice de 15% e 103 doses, ponderado pelo período que iniciou há três dias.

O setor de vigilância epidemiológica solicita que estas pessoas se dirijam aos postos de vacinação. Diante de todo o cenário de combate ao Covid-19, pede que evitem aglomerações, respeitem o distanciamento das filas, usem máscaras e cuidem da higiene das mãos. Para crianças menores de dois anos não se recomenda o uso da máscara, devido ao risco de sufocamento.

Locais de vacinação: Centro de Saúde, Centro de Fisioterapia e Unidades de Saúde da Vila Amaral, Vila Americana, Palmeirinha, Bom Jesus, Rosas, Fluviópolis e Cambará.

Sidnei Muran

Sidnei Muran

Jornalista (MTB 7597 DRT/PR), formado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), pós-graduado em História e Cultura pela Unespar – campus de União da Vitória e Licenciado em História pela Unespar – campus de União da Vitória.
Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Cidadão cobra providências de banheiro público ‘sem nenhuma possibilidade de uso’ e prefeitura busca solução
#NovembroAzul: Prefeitura Municipal fará exames preventivos nos dias 8 e 9
Novembro Azul remete a campanha de combate ao câncer de próstata