Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Após 10 anos, Proerd é reimplantado em São Mateus do Sul

As fotos de arquivo mostram alguns momentos de formaturas já realizadas pelo PROERD em São Mateus do Sul.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), está mais próximo de dar continuidade em São Mateus do Sul. O Programa que já formou centenas de pequenos são-mateuenses foi fomentado desde o final do ano passado para retornar ao município com colaboração ativa da Polícia Militar, da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e o Conselho da Comunidade.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para estes feitos, desenvolvendo habilidades para resisti-las. É um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio, desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência, atuando diretamente na sala de aula.

O Proerd é a adaptação brasileira do Programa Educacional Americano: “Drug Abuse Resistance Education (DARE)”, com caráter social preventivo, inserindo em crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plenamente seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura.

Diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não, entre crianças e adolescentes em idade escolar, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias. O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através de: fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco, drogas e afins; ensinar as formas de dizer não às drogas; a tomar decisões e as consequências de seus comportamentos e trabalhar a autoestima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.

Atuando no Paraná há 18 anos, o Proerd já formou mais de 1,5 milhões de crianças até o ano de 2017, através das parcerias com a Secretarias de: Estado da Segurança Pública, Estado da Educação, Municipais de Educação, de Estado da Justiça e Cidadania e demais instituições e órgãos, públicos e privados.

Em São Mateus do Sul serão 26 turmas contemplando 617 alunos matriculados da Rede Municipal de Ensino e que frequentam o 5º ano. A previsão de início do programa é no mês de maio. A SEMEC já está finalizando o processo de licitação e posterior aquisição de 3 mil apostilas e mais diplomas para cada um dos alunos que participarem do programa nos próximos quatro anos, “os materiais adquiridos serão destinados para a realização do projeto”, garante a assessoria pedagógica que elaborou a organização dos alunos e respectivas turmas e já repassou a equipe da Polícia Militar responsável pelo planejamento das atividades.

Ainda segundo a equipe pedagógica da SEMEC, o Proerd é um dos “carros chefes”, dentre os projetos da secretaria que já tem programada capacitação e orientação das professoras que acompanharão os policiais militares durante a realização dos 10 encontros até o final do ciclo.

Em São Mateus do Sul o programa funcionou entre os anos de 2001 e 2008 e foram formados cerca de 3.500 crianças de toda a rede municipal de ensino. “O Proerd vem a somar a formação dos alunos, e faz a diferença por ser um policial ministrando o projeto justamente por ter uma estrutura diferenciada, estar fardado e ter o domínio do conteúdo e explicar as crianças realmente os fatos. Os alunos ficam esperando ansiosos pelo dia do programa, demonstrando o quão importante são as aulas. O policial chegava na sala de aula e eles faziam uma festa e com todo respeito davam toda a atenção ao policial”, comentam as coordenadoras do projeto Nilva Elaine Graboski e Eliziane Chagas Moura, que também já tiveram suas turmas participantes do programa e afirmam que as professoras, pais e toda a equipe escolar estão ansiosos para o início das atividades.

O Conselho da Comunidade em parceria com o CONSEG, se responsabilizaram pela produção das camisetas e bonés para cada aluno do programa, bem como a viabilização da viatura que segundo o Capitão Saulo Vinicius Hladyszwski, comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e Proerd, “segue em andamento a solicitação do CONSEG, a viatura já está destinada, faltando somente a finalização dos trâmites de entrega”.

Ambos os conselhos vêm contando com a colaboração do empresariado são-mateuense para viabilizar a aquisição das camisetas e bonés, e para isso lançou uma campanha, onde os empresários podem colaborar com a realização, “deste programa que de fato alcança resultados surpreendentes”, garantem.

Segundo Greicy Santana, assistente administrativa do Conselho da Comunidade, a estimativa do valor total necessário para suprir a demanda é de R$ 20 mil e que os empresários podem entrar em contato diretamente com os seguintes contatos (42) 3532-2118, (42) 98868-1989 ou (42) 3532-5582 ou mesmo fazer a contribuição de forma direta nas referidas contas dos conselhos: Bando Sicoob, Agência: 3031; Conta Corrente: 19357-7; Titular: Conselho de Segurança. Banco: Caixa Econômica Federal; Agência: 2152; Conta Corrente: 1556-0; Titular: Conselho da Comunidade.

O lançamento do Proerd em São Mateus do Sul aconteceu na quinta-feira (8), nas dependências da Câmara Municipal dos Vereadores, às 19h30, e toda a comunidade foi convidada a acompanhar o processo da implantação.

O prefeito Luiz Adyr Gonçalves Pereira participou do lançamento. “Estamos muito felizes com a volta do Proerd ao município. Agradeço a Secretaria de Segurança do Estado e ao comando da Polícia Militar por trazer o programa para a nossa cidade, atuando na prevenção às drogas e violência. A Polícia Militar pode contar com nosso total apoio para desenvolver todas as ações necessárias”, disse Luiz Adyr. Para o andamento do programa, serão necessários alguns investimentos, que já foram tomadas pela administração municipal. “Estamos assumindo o compromisso e vamos fazer todos os investimentos, desde a alimentação dos estudantes, as camisetas, as cartilhas, a formatura e a estrutura das escolas”, acrescentou.

O instrutor do Proerd destacou os benefícios que o programa traz à comunidade. “O objetivo do programa é o de orientar e conscientizar as crianças a respeito do uso de drogas e a importância de uma vida social e familiar saudável”, destacou o instrutor do programa, o 1º Sargento Henrique José Medeiro.

A reunião contou com a participação do vereador e presidente da Câmara, Nereu Edmundo Dal Lago, do secretário municipal de Educação e Cultura, Jorge Manfroni, do Comandante da 3ª Cia/27º BPM de São Mateus do Sul, Ederson Crevelin, do Comandante Capitão Saulo, diretores escolares e representantes da sociedade civil organizada.

Proerd é lançado em São Mateus do Sul na noite de quinta-feira (8), na Câmara de Vereadores. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: