Atuando com crianças a partir de 3 anos, o espaço foi projetado para desenvolver o conhecimento de forma criativa e dinâmica. Na imagem, educadoras e fundadoras do Cosmos Espaço Pedagógico. Da esquerda para direita: Tatiely Gawlik e Cláudia Gawlik. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

“Toda conquista tem um primeiro passo”, é o convite feito logo na entrada do Cosmos Espaço Pedagógico, criado para garantir um aprendizado criativo, dinâmico e divertido, em São Mateus do Sul. O Espaço ganhou o apelido carinhoso de “Casa de Brincar”, e foi planejado para incentivar a educação, prevenção, estimulação e desenvolvimento humano. O Cosmos não é uma escola, mas sim um lugar de descobertas.

De acordo com as educadoras e irmãs Cláudia Gawlik – pedagoga com habilitação em supervisão escolar –, e Tatiely Gawlik – pedagoga em educação infantil com especialização em psicopedagogia –, as atividades desenvolvidas no Cosmos buscam estimular as habilidades motoras, psicomotoras, cognitivas, linguísticas e sócio afetivas. “O propósito é a superação das dificuldades, melhora da autoestima, socialização, equilíbrio emocional, organização, melhor desempenho escolar, concentração, raciocínio, memória e criatividade”, enfocam.

O Cosmos Espaço Pedagógico foi criado pelas irmãs, que além de terem a experiência profissional na área da educação, também são mães e sentiram a necessidade de um espaço em São Mateus do Sul para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças assim como o auxílio nas atividades escolares. “Trabalhamos a estimulação cognitiva e psicomotora através de desafios e jogos para melhorar o desenvolvimento”, explicam.

Crianças a partir de 3 anos podem participar das atividades, que duram 50 minutos. O atendimento pode ser individual ou em grupo, de forma personalizada. “Oferecemos Cursos Criativos pensado para quem gosta ou quer estimular as habilidades manuais como artesanato, pintura, desenho, jardinagem e culinária. Atividades lúdicas, prazerosas e educativas ocorrem também na nossa cozinha. Estimulando os sentidos e experimentando as ações de cortar, misturar, moldar com a finalidade educacional de leitura, escrita, interpretação, conceitos matemáticos, operações (somar, dividir ingredientes), pesos e medidas”, esclarecem. Além das pedagogas, o Cosmos conta com a parceria de professores que atuam nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, física e química. Conforme a necessidade do aluno, as aulas e atividades vão sendo direcionadas.

Além desta dinamização, o Espaço Pedagógico trabalha com atividades de reforço escolar e auxílio nas lições de casa. “Contribuímos no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, dislexia, disgrafia, disortografia, TDA/H, TEA, com atraso no desenvolvimento, crianças com características de Altas Habilidades/ Superdotação.”

A referência ao Cosmos

Instigadas sobre a escolha do nome do Espaço Pedagógico, as educadoras comentam que a decisão foi construída pela totalidade presente em um Cosmos. “Cosmos é o conjunto de tudo que existe. Do grego antigo – Kósmos significa beleza, ordem, organização e harmonia. Acreditamos que cada pessoa é única e se desenvolve no seu tempo e do seu jeito. Nosso trabalho é auxiliá-las para esse despertar, de forma que ela se sinta capaz em seu todo e busque novas conquistas”, afirmam.

Quem participa e aprova

Para a mãe Adani Gralak Trzaskos, o Cosmos é um lugar mágico. “Não tem palavras que expressem tudo o que é trabalhado lá. Só vivendo a experiência. Minhas filhas amam”, destaca.

Encontros temáticos

Dentre as inúmeras atividades realizadas no Espaço, a equipe valoriza a troca de conhecimentos com a família e educadores através de encontros que abordam diferentes assuntos. Os próximos encontros abordarão os temas:

Inteligências Múltiplas de Gardner e as Janelas das Oportunidades;

Jogos e Movimento: A Importância das brincadeiras para o Desenvolvimento Infantil.

Serviço

Quer conhecer de perto o Cosmos Espaço Pedagógico? Ele está localizado na Rua Dona Estefânia, 1460, Vila Pinheirinho, ao lado da antiga locadora Gritten. Os atendimentos são com horário marcado, e conforme a necessidade do aluno a equipe sugere os horários e frequência das sessões, uma, duas ou três vezes por semana.

Telefone para contato: (42) 98825-3932 – falar com Cláudia, e 99911-9363 – falar com Tatiely.

E-mail: espacopedagogico.cosmos@gmail.com;

Facebook.com/espacopedagogico.cosmos.

“O Cosmos é pensado para todos! Nos faça uma visita e conheça o espaço pedagógico que foi organizado com carinho para a estimulação e desenvolvimento humano”, convidam.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Entre o direito e a solidariedade: doutorado para servir as pessoas
Beer Balsa, a nova atração turística de São Mateus do Sul
5 fatos sobre o Chima Truck Baronesa

Deixe seu comentário

*