Administração e Negócios

Apresentação

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Amigo(a) leitor(a), é com imensa alegria que comunico o início da minha coluna sobre ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS, onde abordarei assuntos das diversas áreas da administração, suas ferramentas, sobre o profissional, e também sobre as relevâncias do mundo dos negócios.

Me chamo Eleandro Soares, sou Administrador graduado pela UNIUV (Centro Universitário de União da Vitória), e pós-graduando em Administração Financeira, Contábil e Controladoria, ainda objetivo a especialização em Marketing para então seguir em busca do título de Mestrado. Adoro transmitir aquilo que aprendo, e também estou sempre disposto a adquirir novos conhecimentos, pois acredito que assim conseguimos agregar valor ao que aprendemos.

Profissionalmente atuo há mais de 9 anos, e nesse pequeno período de experiência tive a oportunidade de realizar algumas contribuições para os negócios em que atuei e também para aqueles em que atuo. Iniciei na área contábil, passando a atuar no setor de planejamento. Em paralelo iniciei na administração de contratos de prestação de serviços em ambiente estatal, onde também atuei como preposto do empregador e responsável técnico junto ao CREA-PR.

Tive também a oportunidade de atuar como Gestor no processo de Implementação e Certificação nas Normas ISO 14001 e OHSAS 18001 em uma empresa da iniciativa privada do terceiro setor. E também como Consultor em processos de diagnósticos de setores, estudos de marketing e processos de reestruturação financeira.

Como colunista pretendo abordar assuntos interessantes para você, caro leitor, pois quando falamos em administração não estamos nos limitando apenas no ambiente empresarial. Ainda que não percebamos, a administração está presente em nossos afazeres e rotina do dia-a-dia.

E por incrível que pareça, as práticas da administração são mais antigas do que imaginamos. Em um passado remoto e primitivo, quando o homem dependia da caça para sobreviver, vários fatores contribuíam para uma caça individual cada vez mais difícil. Foi necessário um consenso e uma estratégia objetivando uma caça mais eficiente. Surgem então as caças coletivas, que hoje podemos observar como um tipo de trabalho em equipe e também como os primeiros relacionamentos humanos com um objetivo em comum.

Mesmo que as práticas primitivas da administração possam ser observadas, historicamente ela inicia-se a 5.000 A.C, na antiga Suméria, quando os sumerianos exercitavam a arte de administrar ao procurarem maneiras efetivas para resolverem seus problemas práticos.

Depois aparece no Egito durante a primeira dinastia do antigo império, quando surge o primeiro sistema econômico, o qual envolvia a contribuição de todos os súditos para com o Faraó. Em seguida, na China pela necessidade de constituir um sistema organizado de governo para o império. Mesmo à luz da época, foi necessário análise, planejamento e controle para as implementações.

Ainda no processo de evolução da administração, além das antigas civilizações, duas instituições tiveram grande destaque, a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.

A Igreja Católica Romana entra como contribuição histórica por ser um dos primeiros modelos de organização formal da civilização ocidental, que ainda em atividade, prova através dos séculos a eficiência de suas técnicas organizacionais e administrativas ao manter a atração de seus objetivos.

As Organizações Militares contribuíram fortemente com a evolução da forma disciplinar, e também ao apresentarem modelos de gestão estruturados hierarquicamente, que acima de tudo, sempre foram respeitados. Contribuíram também com as primeiras “estratégias inteligentes” para se sobressaírem em épocas de conflitos e guerras.

Mas a maior contribuição, que definiu os rumos e o conceito de administração moderna e novas empresas, ocorreu por ocasião da Revolução Industrial.

Além dos fatos históricos que moldaram a história da Administração, também ocorreram contribuições de estudos e pesquisas que consolidaram os primeiros modelos administrativos, a Administração Científica proposta por Frederick Winslow Taylor, e também as Teorias Clássicas idealizadas por Henri Fayol. Mas esses, caro leitor, serão assuntos abordados na próxima edição.

Por isso convido você para acompanhar minha coluna que abordará uma ciência, que atualmente rege não só o mundo dos negócios, mas também as nossas vidas.

Nos encontramos na próxima edição! Bons Negócios.

Últimos posts por Eleandro Soares (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
2015: O ano do Administrador no Brasil
Comércio eletrônico: uma grande tendência
Programa de retenção de talentos