Mais de mil pessoas se reuniram para assistir ao espetáculo de danças poloneses e brasileiras. (Fotos: Tomasz Czachorowski)

A alegria com que os dançarinos do Grupo Karolinka, de São Mateus do Sul, representam as danças folclóricas vem ganhando cada vez mais fãs. Em turnê pela Polônia desde a semana passada, os jovens estão mostrando canções e danças tanto polonesas quanto brasileiras, enchendo de orgulho os moradores de sua cidade natal.

Na noite dessa segunda-feira (15), foi o momento de encantar o público da cidade de Bydgoszcz. O espetáculo intitulado “Bom Dia Polsko” reuniu, além do Karolinka, os anfitriões do Zespół Pieśni i Tańca Ziemia Bydgoska e, de Curitiba, o Wisła – Grupo Folclórico Polonês do Paraná. O espetáculo, que aconteceu na praça em frente à Filarmônica Pomorska, reuniu mais de mil pessoas, que prestigiaram danças e cantos poloneses e brasileiros. A imprensa local destacou que as apresentações de folclore polonês e brasileiro conquistaram o coração do público.

Na ocasião, a líder do grupo Ziemia Bydgoska, Elżbieta Kornaszewska, declarou sua alegria em receber os grupos folclóricos do Brasil e ressaltou ainda como a cultura polonesa permanece forte nas terras do Paraná. “Há muitas lembranças, símbolos poloneses nas casas – eu não vi em muitos apartamentos na Polônia tantos símbolos nacionais quanto lá (no Brasil). Eles amam a Polônia”, declarou.

Ao final do espetáculo, enquanto o coral cantava o clássico Asa Branca, os dançarinos brasileiros convidaram os fãs poloneses para cair na dança e fechar essa noite histórica com grande estilo.

Reencontro

Em 2016, por ocasião da 2ª Mostra de Folclore Polonês, organizada pelo Grupo Karolinka em São Mateus do Sul, o grupo Ziemia Bydgoska apresentou-se em São Mateus do Sul, durante turnê que também incluiu espetáculo em Curitiba. Firmada a amizade naquela ocasião, agora, foi a vez dos jovens brasileiros serem recebidos como convidados, intensificando o intercâmbio cultural.

Para receber os jovens brasileiros, os dançarinos de Bydgoszcz prepararam uma festa de integração, ofereceram uma breve oficina de folclore polonês, além de apresentar as belezas locais aos visitantes.

Orgulho

Para quem ficou em São Mateus do Sul, ver o grupo local fazendo sucesso do outro lado do oceano é motivo de orgulho. Isso faz com que cada dia surjam novas manifestações de são-mateuenses parabenizando e expressando o orgulho pelas atividades do grupo.

A sensação é a mesma para aqueles que ajudaram na mobilização para arrecadação de verbas para possibilitar a concretização desse sonho.

“É um orgulho muito grande para nós, são-mateuenses, ter o Grupo Karolinka participando dessa turnê lá na Polônia. Eles são extraordinários! Merecem cada segundo desta viagem, pois são a expressão do ir além, buscar e inovar. Eu me sinto representada nessa alegria que eles representam”, aponta Nigia Gogola, do Hotel Dom Leopoldo, e uma das muitas pessoas que se mobilizaram em favor do grupo.

“A cidade se uniu em prol dessa viagem. Karolinka, amado, conquista e aprende aí tudo o que for para o seu crescimento. Nós, aqui, ficamos agradecidos em acompanhar essa viagem”, complementa Nígia.

Fonte: JMais

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Acompanhe as festividades da 26ª edição da Tradycje Polskie que iniciam em agosto
Pipoqueiro mais famoso do Brasil ministra palestra gratuita sobre empreendedorismo em São Mateus do Sul
1º anfiteatro do município é inaugurado no Colégio Estadual do Campo Prof. Eugênio de Almeida no distrito de Fluviópolis

Deixe seu comentário

*