Arquitetura, Urbanismo e Design

Arborização Urbana – Uma das maneiras para amenizar o calor!

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Vivemos dias de muito calor, já é rotina nos queixarmos, “que calor”, “meu Deus, está muito quente”, e por aí vai. Ao abrirmos a janela vem aquele ar quente, aquele calor do asfalto, da calçada, etc. É por isso que a arborização urbana é de fundamental importância para as cidades, não só pelo fato de amenizar o calor, mas também, por todos os outros benefícios que a arborização traz.

Arborização urbana são as áreas verdes, ou seja, toda vegetação que compõe o cenário ou a paisagem urbana, de uso público ou particular, plantadas em calçadas, vias públicas, praças, jardinetes, bosques e parques, localizadas dentro da cidade e não caracterizadas por áreas de preservação permanente (APP).

A arborização é um dos principais componentes da cidade e de vital importância. Ela ajuda amenizar o calor, tornando a temperatura mais baixa, evitando as chamadas “ilhas de calor”, essas ilhas são formadas pela grande concentração de concreto. Além de ajudar a refrescar a cidade, também ajuda a dar um aspecto paisagístico mais atraente, melhora nossa qualidade de vida, ajuda no sombreamento, protege contra ventos, diminui a poluição sonora (provocado pelo som dos meios de transporte, áreas de recreação, indústrias etc, causador de efeitos negativos a nossa saúde), favorece a recarga hídrica e trabalha na absorção da poluição atmosférica, e serve de moradia para pássaros e insetos que auxiliam no controle de vetores.

Para realizar o plantio de árvores, deve-se verificar os projetos pré-estabelecidos conferindo o porte adequado das mudas para a determinada localização, verificar se a arvore é daquela região, garantindo assim a segurança e mobilidade da população.

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Renovando o piso de maneira rápida – Pisos vinílicos e laminados
Habite-se
Piso podotátil