Os Caminhos do Desenvolvimento

As oportunidades ocultas nas di?culdades

Beepix Imagens

Beepix Imagens

Existe uma frase que diz, que em toda dificuldade existe uma oportunidade. Se ela for analisada em sua essência, parece mais obedecer a uma lei da física do que simplesmente uma constatação da experiência humana. Portanto, poderíamos dizer que se esse conceito segue uma lei natural do universo, então haveremos sempre de encontrar oportunidades em meio as nossas crises. Não apenas porque o cérebro humano pensa com mais capacidade e rapidez quando percebe ameaças ou pressente dificuldades, mas porque se existe uma fraqueza em uma determinada área, também existirá uma força recíproca que ainda não foi descoberta.

Quando pensamos dessa forma, parece até que qualquer medo que nos cause algum risco eminente começa a ser atenuado. Começamos a entender que assim como na ciência, poderemos aplicar em nossas vidas uma metodologia que nos levará a solucionar nossos problemas. Porém, nossas vidas também são impactadas por decisões de terceiros que parecem estar fora do nosso alcance, sejam elas de ordem política, econômica ou social. Em uma realidade mais próxima, é a cidade que ao refletir as consequências de sucessivas e históricas decisões políticas, poderá suprir ou não as nossas necessidades, nos trazendo facilidades ou maiores dificuldades para levar a cabo projetos individuais ou empresarias.

Em uníssono coro, ouvimos recentemente a comunidade de São Mateus do Sul clamar por mudanças locais, um pedido amplamente repercutido pelas redes sociais. Percebemos o quão nossa cidade nos é querida e quanto a permanência de cada um por aqui depende do seu desenvolvimento. Como consequência, um grupo de empresários e lideranças locais propôs entre si a discussão dos problemas do município, buscando entender os possíveis entraves ao seu desenvolvimento e com isso trazer à luz do dia soluções que possam despontar como oportunidades.

Assim como na ciência, onde um problema é concebido como algo que irá auxiliar o pesquisador a ter uma visão mais ampla daquilo que se dispõe a investigar e por fim descobrir, o referido grupo decidiu por seguir uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial denominada Análise SWOT. A sigla SWOT refere-se aos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), ou ainda em português a sigla FOFA. São alvos do estudo setores como Saúde, Educação, Indústria, Comércio, Agricultura e Agronegócio, Turismo, Lazer e Infraestrutura.

Esse estudo terá como produto final um documento que será utilizado como pauta da comunidade são-mateuense aos políticos candidatos aos cargos do Executivo e também do Legislativo. Para o Grupo, é consenso que a ordem do círculo vicioso onde historicamente nos encontramos seja invertida: serão os eleitores a dizer o que a comunidade pretende realizar em um futuro próximo e o que quer ser em longo prazo. Também é consenso que a atividade empresarial é o pilar que sustenta a economia, gerando desenvolvimento, empregos e qualidade de vida. São opiniões geradas em breves questionamentos que buscam simplesmente as oportunidades ocultas nas dificuldades e já começam a desenhar um pequeno rascunho para um caminho de desenvolvimento.

Ingrid Ulbrich
Últimos posts por Ingrid Ulbrich (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Quais os segredos de uma cidade empreendedora?
Agricultura: fonte de riquezas e oportunidades
A importância da saúde para o desenvolvimento local