Cidade

Assembleia para aprovação do estatuto do IHG/SMS acontece no dia 16 de outubro

Foto tirada na solenidade de fundação do Instituto que aconteceu no dia 19 de dezembro de 2014, no Centro da Juventude

Foto tirada na solenidade de fundação do Instituto que aconteceu no dia 19 de dezembro de 2014, no Centro da Juventude

Dia 16 de outubro, às 19 horas, no auditório do Centro da Juventude Pref. Laurival K. Mayer, acontece uma assembleia com o objetivo de aprovar o Estatuto do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul (IHG/SMS) e consolidar juridicamente o instituto, que foi fundado em 19 de dezembro de 2014. “A assembleia é importante porque a partir da aprovação do Estatuto a instituição poderá concluir seus registros nos órgãos públicos (Cartório, Receita Federal, Prefeitura, buscar reconhecimento público da Câmara, etc.) e poderá começar a apresentar projetos dentro de suas finalidades junto a órgãos públicos e privados, se beneficiar das leis de incentivo à cultura, firmar parcerias. Vamos inclusive buscar junto ao Ministério da Justiça a certificação como OSIP – Organização Social de Interesse Público, o que permitirá a manutenção de convênios de cooperação técnica com instituições públicas. Enfim, passará a ter uma vida jurídica regular e começará a cumprir efetivamente as finalidades a que se propõe”, explica o Prof. Mário Deina, Presidente do IHG/SMS.
Na ocasião será apresentada uma minuta do Estatuto elaborado pela diretoria provisória para ser submetida à votação e aprovação dos presentes. O Instituto aproveitará ainda a oportunidade, para dentro de suas finalidades fazer o lançamento do programa “Dois Minutos de História”. “Pode comparecer qualquer pessoa da sociedade, independente de profissão, conotação ideológica, preferência partidária ou religiosa. Não há nenhuma distinção de cor, sexo ou gênero. Todos que tenham interesse pela História e Geografia do município serão bem recebidos. Também lançaremos a primeira campanha de filiações ao Instituto, para aqueles que desejarem se integrar efetivamente à instituição e colaborar em suas atividades de pesquisa e resgate cultural local”, destaca Mário Deina.
Lançamento do programa
O programa “Dois Minutos de História” é composto de vídeos com duração de dois minutos, abordando temas relacionados à história do município de São Mateus do Sul. Serão veiculados através do Youtube e pelo Facebook. Poderão ser utilizados sem qualquer restrição por professores em sala de aula e por qualquer pessoa que deseje ilustrar palestras e apresentações sobre história local. É uma iniciativa dos pesquisadores de história local e produtores Gideão Portes Borges, Thiago Portes Borges, Hélio Formaggio Junior e Gerson Cesar Souza. É chancelado pelo IHG/SMS pela importância do trabalho no resgate e divulgação da história local através da utilização das TICs (Tecnologias de Informação Comunicação), o que torna o conhecimento acessível a qualquer cidadão independente de sua idade ou nível de escolaridade.
O que é o IHG/SMS?
O Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul – IHG/SMS é uma instituição de caráter científico e cultural, sem qualquer vínculo com nenhuma instância de poder público ou privado ou vinculação à quaisquer outras associações culturais do município ou correntes de pensamento político partidário ou ideológico, voltada à pesquisa e divulgação dos aspectos importantes da História e Geografia locais e regionais. “Sua importância se situa no fato de que até o presente nunca houve um processo sistemático de pesquisa histórica e geográfica local. Quase não existem publicações nessa área e as poucas que existem (recentes inclusive) são iniciativas particulares, algumas com maior rigor científico outras menor, mas todas igualmente importantes. O Instituto se propõe a ser um fomentador da pesquisa, utilizando-se de todos os meios legais disponíveis, seja através de iniciativas próprias por meio de projetos patrocinados pelas leis de incentivo à cultura ou convênios diretos com instituições públicas e privadas, seja pelo apoio e patrocínio de projetos de iniciativa particular de seus associados ou ainda através da chancela concedida a obras e publicações de interesse para a História e Geografia locais”, conclui Mário Deina.
Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Demonstre o seu amor na Gazeta Informativa
UNIUV promoverá na próxima terça-feira a IV Mostra de Inovação e Marketing Empresarial em São Mateus do Sul
Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul revê redução nos descontos concedidos ao pagamento dos alvarás