(Fotos: TRE-PR)

O cenário de isolamento social, provocado pela pandemia de coronavírus no Brasil, promoveu uma série de alterações em diversos aspectos da vida de todas as pessoas. A Justiça Eleitoral brasileira, visando à realização das eleições municipais em 2020, também está buscando adaptações dentro deste cenário, proporcionando a todos uma votação segura, pois o bem-estar comum é a prioridade máxima.

A redação da Gazeta Informativa, em parceria com a 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul, que também abrange o município de Antonio Olinto, preparou uma matéria especial. O conteúdo é voltado a resumir as principais características do sistema eleitoral neste ano atípico, relembrando você, caro eleitor, acerca das principais informações para exercer o direito do voto, no próximo domingo (15).

Ausência de biometria e horários de votação

As eleições municipais de 2020, não contarão com o sistema de biometria para reconhecimento do eleitor. O mesmo será identificado pelo presidente da seção, de acordo com o documento oficial com foto apresentado, mediante comparação. O objetivo de tal medida, é diminuir o tempo de permanência do eleitor na fila, tendo em vista o tempo requerido para a realização de tal procedimento.

A votação no ano de 2020 irá se iniciar às 7h e será encerrada às 17h. Das 7h às 10h da manhã, a votação será preferencial para as pessoas que possuem mais de 60 anos. É importante lembrar que indivíduos mais jovens poderão votar durante o horário considerado preferencial, mas devem antes conceder preferência aos outros cidadãos que se adequem na faixa etária citada

O que levar no dia da votação?

Somente poderá ingressar nos locais de votação e nas respectivas seções eleitorais, as pessoas que estiverem usando máscara. Será obrigatório levar um documento oficial com foto para votar, sendo admitidos a carteira de identidade, a carteira nacional de habilitação (CNH), passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista e também o aplicativo e-Título, que funciona como uma via digital do título de eleitor.

O e-Título valerá como documento oficial, desde que já contenha a foto e a respectiva biometria do eleitor cadastrados. Em função da pandemia de Covid-19, o atendimento presencial no Fórum Eleitoral foi suspenso em março, restando então os outros documentos acima citados para a comprovação da identidade do eleitor no próximo domingo. Lembre-se, o primeiro voto será para vereador (5 dígitos) e o segundo para prefeito (2 dígitos). Leve sua cola com os números anotados e aguarde a imagem do candidato aparecer na tela da urna eletrônica, para então confirmar!

Orientações gerais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está orientando aos eleitores, para que se possível, levem suas próprias canetas no dia das eleições municipais. O objetivo da medida, tem em vista a segurança do eleitorado brasileiro, para que no momento de assinar o caderno de votação, tudo ocorra da maneira mais tranquila possível. Outra orientação importante, é a de que o eleitor deve, antes de assinar o caderno de votação e também após votar, higienizar as mãos com álcool em gel. Este item importantíssimo estará disponível em todas as seções!

Nestas eleições, o comprovante de votação e o documento oficial com foto serão entregues ao eleitor antes que ele se dirija até a urna eletrônica. Caso o mesmo não deseje receber o comprovante, isto não será obrigatório, sendo o registro posteriormente depositado no Cartório Eleitoral após o encerramento da votação em nossa cidade.

Segurança dos colaboradores

A 12ª Zona Eleitoral informou, que em 2020, nomeou mais pessoas para atuarem nos locais de votação, principalmente naqueles onde há um número expressivo de eleitores. Eles estarão vestindo coletes da Justiça Eleitoral e portando crachás, a fim de informar e orientar o eleitorado local, e também garantindo que seja respeitado o distanciamento social. Todos os mesários e demais colaboradores receberão um kit higiene, contendo máscaras, que deverão ser trocadas a cada 4 horas, além da viseira face-shield, luvas e álcool em gel.

Coordenador de Acessibilidade

Pela primeira vez nas eleições realizadas no estado do Paraná, haverá um Coordenador de Acessibilidade nos locais de votação. Sua função será receber as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e conduzi-las até sua seção eleitoral. Estes coordenadores estarão vestindo coletes amarelos, para que os cidadãos que precisem de qualquer tipo de ajuda, seja em virtude de necessidade física ou informações gerais.

Outra novidade, serão os Coletores de Justificativa. Os eleitores que utilizarão o serviço, não precisarão compartilhar a mesma fila dos eleitores votantes, nem mesmo entrando nas seções. A mesa para coleta estará posicionada na entrada dos locais de votação. Outras opções, são a justificativa através do aplicativo móvel e-Título, pelo site do TSE, ou indo até o Cartório Eleitoral nos 60 dias subsequentes às eleições.

Atenção eleitor!

Evite levar crianças e permanecer sem necessidade nos locais de votação e suas proximidades. Respeite as orientações em saúde e exerça o direito da democracia, escolhendo nossos representantes com responsabilidade, prezando pela saúde e bem-estar de todos. No próximo dia 15, a máscara será aliada da cidadania, assim como o distanciamento adequado nos locais de votação. Toda a sociedade agradece!

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Não podemos esquecer quem recebeu nossos votos
Luiz Adyr pretende retornar à prefeitura
Secretário Municipal de Educação e Cultura presta esclarecimentos na 5ª sessão da Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus do Sul