Cidade

Audiência Pública aborda a revitalização da Rua Ulisses Faria e criação da Rua do Mate

Audiência Pública discute e aprova a revitalização da Rua Ulisses Faria e a criação da Rua do Mate que darão início em breve a seus processos licitatórios para em seguida iniciarem as obras. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul realizou no dia 25 de maio, uma Audiência Pública para discutir e aprovar os projetos que visam a revitalização de alguns pontos estratégicos do município. A Audiência ocorreu na sala de reuniões do paço municipal e contou com a presença maciça dos membros representativos da cidade.

O primeiro ponto a ser abordado e apresentado pelo arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal, Ricardo Guth, foi a proposta de revitalização da Rua Ulisses Faria, que contará também com a troca da iluminação pública do trecho.

Foi apresentado o projeto de substituição das luminárias públicas de vapor de sódio de 400 watts por led de 150 watts. Serão 56 postes distribuídos por toda a extensão da Rua Ulisses Faria, desde o trecho que compreende o trevo de acesso até a avenida Ozy Mendonça de Lima. Segundo Ricardo, essa troca poderá gerar uma economia de até 70% de energia e beneficiar uma série de outros fatores.

No que compete à revitalização da Ulisses Faria, mesmo trecho supramencionado, será promovido o recapeamento asfáltico, a melhoria nos passeios do trecho que vai da ponte do Rio Canoas à Avenida Ozy Mendonça de Lima, e a implantação de passeio e meio fio, entre o trevo da BR-476 e o Rio Canoas.

Além de também ser criada uma ciclofaixa diante toda a rua, o que viabilizará o acesso a parte central da cidade aos ciclistas que terão local exclusivo para circular.

Situação atual da Rua Ulisses Faria. (Imagem: PMSMS)

Situação pretendida para a Rua Ulisses Faria apresentada pela Prefeitura Municipal. (Imagem: Projeto PMSMS)

A arquiteta e urbanista da Prefeitura Municipal, Gerusa Vieira, apresentou o projeto da esperada Rua do Mate, também denominada como Rua Coberta. Ela elencou todo o processo de sua idealização e desenvolvimento, que partiu do Conselho do Jovem Empresário (Conjove), e passou à criação por acadêmicos são-mateuenses de engenharia e arquitetura do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

O projeto arquitetônico tem como principal objetivo a criação de um espaço de lazer e cultura para a população de São Mateus do Sul, bem como um espaço coberto e adequado para a Feira do Produtor, apresentações culturais e eventos públicos. Contando ainda com um palco que será utilizado no mesmo espaço.

A Rua do Mate também trará a valorização dos edifícios históricos presentes no local de sua construção, entre as Ruas 21 de Setembro e Paulino Vaz da Silva, como a Paróquia São Mateus e o atual prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), antigo Colégio das Irmãs.

Haverá a integração dos espaços de apropriação do público como o Chimarródromo, criado a pouco tempo e associado à cultura da erva-mate. Destaca-se também a criação de um portal de entrada para a cidade, a valorização da história e a transformação do referido em calçadão.

A criação da obra proverá a necessidade de um reordenamento viário, onde a Rua Paulino Vaz da Silva se tornará mão única entre as Ruas Barão do Rio Branco e Tenente Max Wolff Filho. Além da Rua 21 de Setembro tornar-se mão dupla no mesmo trecho oposto.

A Rua do Mate compreenderá uma área de 3284,05 m² e uma área coberta de 1315,90 m². Seu valor estimado é de cerca de R$ 2,8 milhões que já estão garantidos pelo Governo do Estado.

Projeto da Rua do Mate. (Divulgação PMSMS)

Ambos os projetos apresentados foram discutidos junto aos presentes na Audiência Pública e norteados pela equipe técnica quando à sua execução. Eles foram aprovados por unanimidade entre presidentes e representantes das entidades locais, vereadores, secretários municipais, imprensa e a comunidade de uma forma geral que esteve presente.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
CDL lança campanha para conscientizar a população sobre o uso das vagas de estacionamento no Centro de São Mateus do Sul
Nostalgia marca o 1º Encontro de Bikes Antigas em São Mateus do Sul
Inscrições para o concurso da Prefeitura foram suspensas e recomeçam nas próximas semanas