

Audiência Pública discute e aprova a revitalização da Rua Ulisses Faria e a criação da Rua do Mate que darão início em breve a seus processos licitatórios para em seguida iniciarem as obras. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)
A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul realizou no dia 25 de maio, uma Audiência Pública para discutir e aprovar os projetos que visam a revitalização de alguns pontos estratégicos do município. A Audiência ocorreu na sala de reuniões do paço municipal e contou com a presença maciça dos membros representativos da cidade.
O primeiro ponto a ser abordado e apresentado pelo arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal, Ricardo Guth, foi a proposta de revitalização da Rua Ulisses Faria, que contará também com a troca da iluminação pública do trecho.
Foi apresentado o projeto de substituição das luminárias públicas de vapor de sódio de 400 watts por led de 150 watts. Serão 56 postes distribuídos por toda a extensão da Rua Ulisses Faria, desde o trecho que compreende o trevo de acesso até a avenida Ozy Mendonça de Lima. Segundo Ricardo, essa troca poderá gerar uma economia de até 70% de energia e beneficiar uma série de outros fatores.
No que compete à revitalização da Ulisses Faria, mesmo trecho supramencionado, será promovido o recapeamento asfáltico, a melhoria nos passeios do trecho que vai da ponte do Rio Canoas à Avenida Ozy Mendonça de Lima, e a implantação de passeio e meio fio, entre o trevo da BR-476 e o Rio Canoas.
Além de também ser criada uma ciclofaixa diante toda a rua, o que viabilizará o acesso a parte central da cidade aos ciclistas que terão local exclusivo para circular.

Situação pretendida para a Rua Ulisses Faria apresentada pela Prefeitura Municipal. (Imagem: Projeto PMSMS)
A arquiteta e urbanista da Prefeitura Municipal, Gerusa Vieira, apresentou o projeto da esperada Rua do Mate, também denominada como Rua Coberta. Ela elencou todo o processo de sua idealização e desenvolvimento, que partiu do Conselho do Jovem Empresário (Conjove), e passou à criação por acadêmicos são-mateuenses de engenharia e arquitetura do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).
O projeto arquitetônico tem como principal objetivo a criação de um espaço de lazer e cultura para a população de São Mateus do Sul, bem como um espaço coberto e adequado para a Feira do Produtor, apresentações culturais e eventos públicos. Contando ainda com um palco que será utilizado no mesmo espaço.
A Rua do Mate também trará a valorização dos edifícios históricos presentes no local de sua construção, entre as Ruas 21 de Setembro e Paulino Vaz da Silva, como a Paróquia São Mateus e o atual prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), antigo Colégio das Irmãs.
Haverá a integração dos espaços de apropriação do público como o Chimarródromo, criado a pouco tempo e associado à cultura da erva-mate. Destaca-se também a criação de um portal de entrada para a cidade, a valorização da história e a transformação do referido em calçadão.
A criação da obra proverá a necessidade de um reordenamento viário, onde a Rua Paulino Vaz da Silva se tornará mão única entre as Ruas Barão do Rio Branco e Tenente Max Wolff Filho. Além da Rua 21 de Setembro tornar-se mão dupla no mesmo trecho oposto.
A Rua do Mate compreenderá uma área de 3284,05 m² e uma área coberta de 1315,90 m². Seu valor estimado é de cerca de R$ 2,8 milhões que já estão garantidos pelo Governo do Estado.
Ambos os projetos apresentados foram discutidos junto aos presentes na Audiência Pública e norteados pela equipe técnica quando à sua execução. Eles foram aprovados por unanimidade entre presidentes e representantes das entidades locais, vereadores, secretários municipais, imprensa e a comunidade de uma forma geral que esteve presente.
- Ano novo, salário mínimo novo - 24 de janeiro de 2019
- São-mateuenses participam da Corrida de São Silvestre - 23 de janeiro de 2019
- Início de ano é sinônimo de caça aos materiais escolares - 22 de janeiro de 2019
Comentários