Cidade

Audiência pública apresentou a segunda fase do Plano Diretor de São Mateus do Sul

Representantes municipais e da indústria e comércio são-mateuense estiveram presentes na audiência pública. (Foto: Reprodução NDE)

Aconteceu na quinta-feira (16), na Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul, a audiência pública que teve como objetivo apresentar para a população são-mateuense a segunda fase do Plano Diretor do município.

Estavam presentes o Prefeito Municipal, o Presidente da Câmara de Vereadores, alguns dos Vereadores, membros da equipe técnica da Prefeitura como os Arquitetos e Urbanistas Geruza Vieira e Guilherme Distéfano Santos e representantes da indústria e do comércio do município. A apresentação foi de responsabilidade da empresa Hyczy Engrenharia e Consultoria, contratada pela Prefeitura Municipal para a realização do Plano Diretor.

A apresentação na audiência pública focou nas ações desenvolvidas até o momento no Plano Diretor. De acordo com Geruza Vieira, foram expostas o diagnóstico municipal, o levantamento sobre a característica econômica do município, revisão do perímetro urbano, diagnóstico sobre a mobilidade urbana, linhas e rotas do transporte público e a atual situação do sistema viário. Também foi realizada a proposta de zoneamento urbano.

“O principal ponto enfatizado pela empresa é que o município tem forte característica econômica no comércio e serviços, que gerou questionamentos durante a audiência pública, pois os dados apresentados eram até 2015 e boa parte da produção agrícola acaba não sendo registrada formalmente para obtenção de dados”, diz a Arquiteta. Também foi debatido sobre os investimentos no sistema viário do município.

Durante a audiência pública, foi levantado uma proposta de reaver novos debates com a população sobre o Plano Diretor, a ser verificado a possibilidade, principalmente em relação ao uso do solo e as áreas frágeis ambientalmente no município.

Os próximos passos do Plano Diretor e Plano de Mobilidade é transformar os dados levantados em propostas e diretrizes para o desenvolvimento do município. “Vale lembrar que estas diretrizes abordam todos os setores, como saúde, educação, transporte, investimentos em infraestrutura urbana, meio ambiente e desenvolvimento social e econômico”, explica Geruza.

A Gazeta Informativa estará realizando a divulgação dos próximos passos do Plano Diretor de São Mateus do Sul.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Samas Bier 2019 já tem data marcada!
Dia da Mulher será comemorado com festa de máscaras
1º Encontro de Bikes Antigas acontecerá domingo (8) em São Mateus do Sul