Cidade

Audiência pública apresentou a segunda fase do Plano Diretor de São Mateus do Sul

Representantes municipais e da indústria e comércio são-mateuense estiveram presentes na audiência pública. (Foto: Reprodução NDE)

Aconteceu na quinta-feira (16), na Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul, a audiência pública que teve como objetivo apresentar para a população são-mateuense a segunda fase do Plano Diretor do município.

Estavam presentes o Prefeito Municipal, o Presidente da Câmara de Vereadores, alguns dos Vereadores, membros da equipe técnica da Prefeitura como os Arquitetos e Urbanistas Geruza Vieira e Guilherme Distéfano Santos e representantes da indústria e do comércio do município. A apresentação foi de responsabilidade da empresa Hyczy Engrenharia e Consultoria, contratada pela Prefeitura Municipal para a realização do Plano Diretor.

A apresentação na audiência pública focou nas ações desenvolvidas até o momento no Plano Diretor. De acordo com Geruza Vieira, foram expostas o diagnóstico municipal, o levantamento sobre a característica econômica do município, revisão do perímetro urbano, diagnóstico sobre a mobilidade urbana, linhas e rotas do transporte público e a atual situação do sistema viário. Também foi realizada a proposta de zoneamento urbano.

“O principal ponto enfatizado pela empresa é que o município tem forte característica econômica no comércio e serviços, que gerou questionamentos durante a audiência pública, pois os dados apresentados eram até 2015 e boa parte da produção agrícola acaba não sendo registrada formalmente para obtenção de dados”, diz a Arquiteta. Também foi debatido sobre os investimentos no sistema viário do município.

Durante a audiência pública, foi levantado uma proposta de reaver novos debates com a população sobre o Plano Diretor, a ser verificado a possibilidade, principalmente em relação ao uso do solo e as áreas frágeis ambientalmente no município.

Os próximos passos do Plano Diretor e Plano de Mobilidade é transformar os dados levantados em propostas e diretrizes para o desenvolvimento do município. “Vale lembrar que estas diretrizes abordam todos os setores, como saúde, educação, transporte, investimentos em infraestrutura urbana, meio ambiente e desenvolvimento social e econômico”, explica Geruza.

A Gazeta Informativa estará realizando a divulgação dos próximos passos do Plano Diretor de São Mateus do Sul.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Grupo Escoteiro organiza ônibus para doação de sangue em União da Vitória
CREAS de São Mateus do Sul terá construção própria
São Mateus do Sul recebe oficialmente o Selo de Indicação Geográfica (IG) da erva-mate São Matheus