Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Audiência Pública marca o início do processo de construção do tão esperado novo hospital

Audiência Pública que será realizada neste sábado (24) visa apresentar à comunidade o projeto, os valores e como será traçado o plano para a construção do novo Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes. (Fotos: Projeto)

O projeto que foi elaborado pela atual diretoria do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes (HMDPF) em 2017 foi entregue ainda no final do ano passado aos representantes do governo do estado que se comprometeram em angariar recursos para a tão sonhada e esperada construção do novo prédio da entidade em São Mateus do Sul.

Em meados do ano passado, a Prefeitura Municipal fez o repasse do valor de R$ 263 mil ao HMDPF visando a contratação de uma empresa especializada, a fim de realizar o projeto arquitetônico, estrutural e de engenharia, entre outros, necessários para a construção de novas instalações. O investimento foi proveniente de recursos do próprio caixa municipal. Segundo os membros da diretoria da entidade o projeto já vinha sendo desenvolvido e se comprometeram em agilizar o mesmo a fim de entregar em mãos do governo do estado. O valor da obra segundo o projeto, é de R$ 18 milhões, valor esse sugerido como preço máximo para a licitação, de acordo com o presidente da entidade, Jucimar Nizer.

Neste sábado (24), a Prefeitura Municipal e o governo do estado, sendo representado pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni promoverão uma audiência pública no Centro da Juventude Laurival Kwiatkowski Mayer (CEJU), localizado na Rua João Bettega, número 2263, na Vila Buaski, às 10 horas, a fim de apresentar e discutir junto às lideranças locais, membros da atual diretoria do hospital e sociedade em geral o projeto da construção do novo prédio, o passo a passo regulamentar, procedimentos licitatórios e de operação.

“A audiência pública será para que todos tenham ciência de como vai ser e como vai funcionar a obra”, afirma Nizer. “Nós temos a oportunidade de fazer um hospital novo em São Mateus do Sul e vejo a tamanha importância da comunidade de forma geral, não somente aqueles que tem interesse como médicos, funcionários do hospital e a diretoria, e sim a sociedade em participar e mostrar às pessoas que lá estarão presentes o interesse na audiência, chamando a atenção da importância que será a construção dessa obra. Nosso hospital foi construído há 50 anos e foi considerado modelo ao município naquela época, mas ninguém imaginaria que hoje com cerca de 45 mil habitantes e que o mesmo hospital ainda estaria funcionando. Hoje temos a necessidade urgente de fazer um novo prédio e a hora de cobrar é agora e se fazer presente nessa reunião fortalecendo a audiência e mostrar a eles de que há o interesse de todos”, conclui o presidente da entidade que clama pela presença do povo para mostrar aos governantes de que a população realmente quer e precisa de um novo hospital.

O HMDPF já possui o terreno para a construção, que fica à cerca de 1 km antes do trevo da Incepa, na BR 476. Um terreno plano, com área imobiliária de implantação de 50 mil m², onde será construído em um único pavimento, com área estimada de 2.800 m² e possibilidade de ampliação futura.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: