(Fotos: Edinei Cruz/Portal RDX)

Na segunda-feira (26), iniciou as aulas da 1ª turma do Curso de Técnico de Enfermagem do Colégio São Mateus.

A confirmação do curso aconteceu em 2020 e entrou para o quadro de cursos técnicos da instituição, juntamente com Formação do Docentes, Meio Ambiente (integrado e subsequente), Agronegócio (integrado e subsequente), Química (integrado e subsequente) e Segurança do trabalho (subsequente).

Em abril deste ano, aconteceu a entrega da autorização do funcionamento do curso, que contou com a presença do Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Carlos Polsin, juntamente com o líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri.

Na quinta-feira (22), o Colégio São Mateus divulgou a lista de aprovados no curso, com 40 alunos, eu uma acirrada classificação.

A diretora Telma Staniszewski considera histórica a conquista do curso para a instituição e principalmente para São Mateus do Sul.

“É importante destacar que esse curso é gratuito, e ver a realização de nossos alunos, futuros profissionais, é gratificante”, diz a diretora.

O aluno Elias Delgobo Jr, afirma que como já atua na área, decidiu aprimorar ainda mais o conhecimento.

“Estar entre os 40 classificados é motivo de muita alegria, e como sou agente de Saúde, será de grande importância. Estou muito ansioso pelo curso.”

A aluna Glaucya Samantha Cruz, que já sonhou em ser bombeiro, mudou de ideia ao fazer estágio no Posto de Saúde da Vila Amaral. Ao saber da abertura do curso de técnico de enfermagem, decidiu se inscrever.

Outro motivo que fez refletir pela escolha do curso, foi quando sua mãe ficou internada na UTI e acabou falecendo no dia 6 de julho desse ano. Emocionada, Glaucya diz que quer retribuir os cuidados que sua mãe teve enquanto esteve no hospital.

“Quero dar muito orgulho para minha mãe, pois ela foi uma das minhas grandes incentivadoras e é meu exemplo. Se eu puder fazer pelos outros, o que ela fez por mim, já valeu muito a pena.”

O aluno Fabio Henrique Miranda Zaioncz, conheceu a área da Saúde quando trabalhou como recepcionista de um Pronto Socorro em outra cidade. Ao ter contato com os casos e profissionais, decidiu a sua carreira profissional.

Sempre acompanhei o trabalho dos enfermeiros e me interessei em cursar técnico de enfermagem. Cheguei a recusar uma proposta de emprego, mesmo sem saber se iria ser aprovado, mas decidi arriscar e realizar um grande sonho profissional.

A aluna Karine Paula e Silva conta que o desejo em cursar enfermagem, surgiu após após acompanhar a mãe, na luta contra o câncer.

“Eu me interessei pelo curso quando passei a estar junto de minha mãe e ver o empenho dos profissionais com ela. Em tempos de pandemia, sabemos da importância do trabalho de cada, que podem ser considerados heróis. É uma honra estar entre os 40 alunos classificados numa área tão importante, que é a Saúde.”

Por Edinei Cruz/Portal RDX

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Diretoras das escolas municipais de São Mateus do Sul tomam posse para dois anos de mandato
Mostra Cultural traz discussão de gênero e diversidade no Adolescentro
Grupo Karolinka recebe moção de aplausos da Câmara