(Imagem Ilustrativa)

Os alunos do Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), tiveram as aulas suspensas do dia 7 ao dia 18 de novembro por conta dos casos suspeitos de Sarampo na instituição. Hoje, cerca de 5 mil pessoas circulam diariamente pela instituição de curso superior, onde muitos são-mateuenses realizam suas graduações no período matutina e noturno. Em outras instituições de União da Vitória como o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), as aulas não foram suspensas.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul realizou nos últimos dias um trabalho intensivo com o público universitário, orientando a vacinação contra o Sarampo. “É importante as pessoas procurarem nossos postos de saúde para checarem na carteira de vacinação se a dose da vacina foi aplicada”, explica a enfermeira Vanessa Santos Andrade Hancz, responsável pelo setor de epidemiologia.

Em São Mateus do Sul até o momento um caso está sendo investigado, em que a paciente aguarda a confirmação do exame. “Também tivemos três casos suspeitos, mas os três deram negativo para o Sarampo”, tranquiliza Vanessa.

A enfermeira explica que pessoas de 1 a 29 anos precisam ter 2 doses da vacina contra o Sarampo, e pessoas com 30 a 49 anos uma dose é suficiente. “Quem perdeu a carteirinha de vacinação nós vamos revacinar”. No dia 30 de novembro a Secretaria Municipal de Saúde estará organizando o dia D de vacinação, das 8h às 16h nos seguintes pontos:

Centro de Saúde; Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Palmeirinha; ESF Vila Amaral; ESF Vila Americana; ESF Vila Bom Jesus; ESF Rosas; e ESF Fluviópolis.

O que é o Sarampo?

É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina.

Quais são os sintomas?

Febre acompanhada de tosse;
Irritação nos olhos;
Nariz escorrendo ou entupido;
Mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Está com dúvidas? Procure o Centro de Vacinas, localizado na Rua 21 de Setembro, 355, Centro.
(Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)
Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Documento protege o direito de escolha do paciente na hora da morte
Agora você pode colaborar com o hospital através da tarifa de luz
Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira

Deixe seu comentário

*