Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

Autoexame de Câncer Bucal: Você conhece?

Imagem Ilustrativa

O autoexame tem como objetivo fazer o diagnóstico precoce do câncer bucal. O diagnóstico precoce é extremamente importante porque aumenta significativamente as chances de cura. No Brasil, o câncer bucal é um dos 10 tipos mais comuns de câncer sendo que somente 11% dos casos são diagnosticados na fase inicial da doença.

O Câncer de Boca inclui os cânceres de lábio e de toda a cavidade bucal, ou seja, região da gengiva, do céu da boca, língua e assoalho de boca (região embaixo da língua).

Você sabe realizar o autoexame de Câncer Bucal?

O autoexame deve ser realizado em um local bem iluminado e em frente ao espelho depois de ter feito a escovação. Seguindo os passos abaixo:

(Foto: Divulgação)


O que procurar no autoexame?

Você deverá observar se existe alguma alteração de cor em determinada região da boca, se há caroços ou regiões endurecidas. Também deve verificar se existe alguma ferida que não cicatriza ou regiões de irritação. Assim como sangramentos frequentes e sem causa conhecida.

Quantas vezes devo realizar o autoexame?

Faça o autoexame pelo menos duas vezes ao ano. E consulte o seu dentista periodicamente.

Lembre-se: câncer bucal está associado ao hábito de fumar, ao consumo de bebidas alcoólicas e a exposição prolongada ao sol. Segundo o Ministério da Saúde o hábito de fumar está associado a 90% dos cânceres de boca em homens e 60% em mulheres. Além disso, quando associamos o hábito de fumar ao hábito de beber as chances de desenvolver a doença aumentam significativamente – em até 100 vezes.

Realize o autoexame, ao encontrar alguma alteração procure seu dentista o mais rápido possível. Além disso, evite consumir bebidas alcoólicas, evite o hábito de fumar, faça uma correta higiene bucal, consuma alimentos saudáveis e proteja-se do sol.

A principal forma de detectar precocemente o câncer bucal é através do autoexame. Quanto mais cedo for descoberto, melhor!

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Medo de Dentista
Medicamentos Fitoterápicos na Odontologia
(Foto: Divulgação)
A escolha da escova correta