Meio Ambiente

Avançam estudos técnicos para arborização urbana em São Mateus do Sul

Fotos: Assessoria PMSMS

Fotos: Assessoria PMSMS

São Mateus do Sul já é destaque nacional pelo bom planejamento e execução do projeto que consolida o Plano Diretor de Arborização Urbana no município. Premiado por sua metodologia inovadora no XIX Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, em São Paulo, no final do ano passado, o projeto segue em ritmo acelerado.

Resultado de um convênio da prefeitura com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus de Dois Vizinhos) assinado no ano passado, o projeto, neste momento, opera com equipes que realizam um inventário com todas as árvores da área urbana do município. Durante as próximas semanas, árvores de ruas e calçadas do município serão medidas, fotografadas e estudadas. Cada árvore será avaliada em mais de 40 aspectos.

INOVAÇÃO

A avançada tecnologia aplicada e o minucioso trabalho que está sendo realizado em São Mateus do Sul vem chamando atenção. “No Paraná, não existe nenhum plano com a qualidade técnica e com a alta tecnologia que está sendo aplicada em São Mateus do Sul”, destaca o engenheiro florestal Ciro Duarte de Paula Costa, que acompanha os trabalhos. “É uma grande iniciativa da gestão atual e que está conseguindo mostrar para o Estado e para o Brasil inteiro que pequenas cidades podem e devem levar a arborização urbana como um tema sério”. Segundo o engenheiro florestal, apenas São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Piracicaba trabalham com tecnologia similar a que está sendo aplicada no município.

O inventário das árvores é a segunda etapa do convênio com a UTFPR, que ao todo vai representar um investimento de cerca de R$600 mil da prefeitura em arborização urbana. Desde que a parceria foi firmada, equipes de trabalho já realizaram um diagnóstico de percepção da população acerca do plano que está sendo realizado em São Mateus do Sul. O intuito era obter um panorama sobre a opinião dos moradores sobre as árvores do município. Os dados deste diagnóstico serão divulgados em breve.

Fonte: Assessoria PMSMS

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Alunos da Apae realizam plantio de árvores no centro de São Mateus do Sul
Instituto Ambiental do Paraná tem novo presidente
Projeto Ecos do Campo realiza recuperação de nascentes em propriedades rurais