No dia 1º de janeiro, aconteceu a transmissão oficial do cargo de prefeito em São Mateus do Sul, sendo este assumido por Fernanda Garcia Sardanha, escolhida pela população são-mateuense no mês de novembro do ano anterior.
(Fotos: Divulgação Fernanda Sardanha e Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul)

A equipe comandada por Fernanda Sardanha, a primeira prefeita da história do município de São Mateus do Sul, começou os trabalhos frente ao Poder Executivo a nível municipal. Na tarde do dia 1 de janeiro, no Salão Nobre do Colégio Estadual Duque de Caxias, ocorreu a transmissão oficial do cargo. Nos dias subsequentes, a prefeita Fernanda, o vice-prefeito Adão Staniszewski e os secretários municipais deram início ao ciclo político dos próximos 4 anos em nosso município.

A prefeita Fernanda comentou sobre este momento de planejamento e começo das atividades. “A gestão administrativa exige acima de tudo um comprometimento, aparato jurídico, conhecimento técnico e uma equipe integrada. A saúde é a área que irá precisar de maior atenção, em função da pandemia de Covid-19. Há uma ação da Regional de Saúde com a equipe de epidemiologia e endemias” destacou ela.

Composição do secretariado

Os secretários nomeados e suas respectivas pastas foram os seguintes: Agricultura (Osni Brudnicki Staniszewski, Educação, Cultura e Turismo (Liliane Aparecida Franco Santana), Esporte (Aline Aparecida Chule da Silveira), Finanças e cumulativamente no momento a secretaria de Assistência Social (Izabel Kempinski), Meio Ambiente (Tiago Kruchelski Huk), Obras (Alexsandro Linares) e Saúde (Marly Terezinha Perreli).

Nos últimos dias, após o alinhamento das posições, os secretários municipais também iniciaram
suas atividades junto à gestão pública municipal.

Fernanda Sardanha também comentou sobre os principais projetos que deverão ser encampados por sua equipe. “Sobre os projetos principais, destaco a criação da área industrial e a geração de postos de trabalho e renda como nossos objetivos centrais. A falta de emprego é muito grande, será um desafio superar esse déficit, mas contamos com a integração de nossa equipe para atingir estas metas”, comentou a prefeita.

Estrada da Água Branca e recepção ao Corpo de Bombeiros

Uma das primeiras obras executadas pela atual gestão municipal, foi a manutenção da estrada que liga a PR 151 até a Igreja Centenária da Água Branca. O trabalho abrangeu aproximadamente 300 metros e foi realizado mediante a utilização de material fresado doado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Outra atividade que marcou o início do mandato da prefeita Fernanda, foi a recepção ao Tenente Murilo Majed Maltaca, do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul. “Fortalecemos a parceria entre o município e esta importante corporação, pois sabemos da importância do trabalho desempenhado por eles em nossa cidade”, frisou a prefeita.

A manutenção da estrada que liga a PR-151 até a Igreja Centenária da Água Branca, foi concretizada através de uma
parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Um dos primeiros encontros promovidos pela prefeita Fernanda Sardanha, foi a recepção ao Tenente Murilo Maltaca,
do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul.

Revitalização e obras urbanas

Na primeira semana de atuação, também foram desempenhados alguns serviços de manutenção e revitalização de alguns locais do município, tais como a pintura e sinalização de meio-fio em vias localizadas no quadro urbano do município. No dia 7 de janeiro, a prefeita, junto ao secretário de Obras, Alexsandro Linares, e ao arquiteto da Prefeitura, Guilherme Distéfano, estiveram em uma reunião com os representantes da empresa Prado & Prado Ltda. A mesma é responsável pela licitação de algumas obras que estavam em andamento desde o ano de 2020. “Conforme o nosso comprometimento de continuidade das obras públicas, promovemos este encontro. Com a nossa responsabilidade e transparência, informamos que as obras deverão ser continuadas nos próximos dias”, evidenciou Fernanda Sardanha.

Saúde

Na última terça-feira (12), a secretária de Saúde municipal, Marly Perrelli, participou de uma reunião com a 6ª Regional de Saúde, que abrange São Mateus do Sul. Além da diretora da 6ª Regional, Paula Fernanda Krzyanowski, do secretário de Saúde de União da Vitória, Fernando Ferencz, ainda participaram do encontro os demais secretários da área de abrangência da Regional. O objetivo foi tratar de assuntos relacionados ao funcionamento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em nossa cidade. Na ocasião, a secretária Marly Perrelli recebeu medicamentos importantes direcionados ao município, voltados à redução da mortalidade e sequelas causadas por infartos.

Associações e entidades solicitam apoio ao PRODEC

O PRODEC (Programa de Desenvolvimento das Cidades) já foi implementado em outros municípios de nosso estado, sendo ele voltado a fortalecer o setor econômico local. No último dia 6 de janeiro, a prefeita Fernanda Sardanha recebeu representantes de associações e entidades de representação. Na oportunidade foi entregue uma solicitação ao Executivo municipal, solicitando apoio para a implementação do PRODEC em São Mateus do Sul, por meio do CODESAMAS (Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Mateus do Sul).

Compareceram à reunião a ACIASMS (Associação Comercial e Industrial de São Mateus do Sul), a Associação de Moradores da Vila Pinheirinho, a Associação de Moradores da Comunidade do Paiol Grande, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o IG-Mathe (Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul), o Rotary Clube de São Mateus do Sul, o Rotary Clube de São Mateus do Sul – Xisto do Iguaçu e o Observatório Social local. Após a reunião, foi definido que o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) fará uma apresentação à prefeita no próximo dia 27, momento em que poderá fornecer maiores informações sobre o PRODEC. Em caso de aprovação da contratação, o programa deverá ter a duração de 24 meses.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
“De nada adianta ter uma democracia se eu não tenho uma população educada para agir e cobrar”, diz juiz de direito de São Mateus do Sul
Sardanha anuncia pré-candidatura em São Mateus do Sul
União dos vereadores por serviços do INSS