A unidade sentinela está operando em anexo ao Pronto Socorro Municipal, sendo destinada exclusivamente aos pacientes portadores de doenças respiratórias, como a gripe comum e a Covid-19. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

Já se passaram mais de 6 meses, desde que os assuntos relacionados à Covid-19, invadiram o cotidiano de todos os brasileiros. Em São Mateus do Sul, a situação não foi diferente. Passados estes meses difíceis, fica a saudade daqueles que partiram, mas também o reconhecimento aos diversos profissionais que se reúnem diariamente no enfrentamento da pandemia.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado diariamente pela Secretaria da Saúde do município, até o fechamento desta edição São Mateus do Sul totaliza 414 confirmados de coronavírus em 2020. São 170 casos monitorados e 82 pacientes aguardando o resultado do exame de confirmação. No total, 2841 casos foram descartados e 363 recuperados. O número de óbitos ocasionados pela Covid-19 em nossa cidade, é de 6 vítimas fatais da doença.

Legislação

No que se refere às medidas adotadas através do exercício da legislação municipal, destaca-se o Decreto nº 912/2020, que estabeleceu a consolidação das normas de enfrentamento à pandemia em nossa cidade, bem como visou à prevenção à transmissão comunitária do coronavírus. O documento foi atualizado e revisado em situações oportunas, estando disponível na sua versão compilada, reunindo todos os documentos posteriores, criados em função da necessidade de alteração nas regras.

O coronavírus ainda é uma triste realidade, cabendo a todos os cidadãos, o dever de proteção e zelo pela vida do próximo.

Também merece destaque, o Decreto nº 918/2020. Ele estabelece, em regime especial, as atividades escolares na forma de aulas não presenciais, em decorrência da necessidade de proteção dos alunos, familiares e educadores, adotada concomitantemente ao período de quarentena. Foram abertos ainda, diversos decretos municipais dispondo acerca da abertura de crédito adicional e extraordinário, destinados ao enfrentamento do corononavírus em nosso município.

Recursos humanos e unidade sentinela

Foram estabelecidas, a nomeação de servidores públicos na área da saúde, em caráter temporário, em função da necessidade de tratamento adequado aos pacientes da Covid-19 em São Mateus do Sul. Os procedimentos tramitaram em respeito ao princípio administrativo da transparência, mediante a justificativa de se implementar um sistema de saúde pública capaz de enfrentar os reflexos oriundos da pandemia de coronavírus que assolou o Brasil.

(Banner: Prefeitura de São Mateus do Sul)

Através de uma parceria com a PETROBRAS (Petróleo Brasileiro S.A.), a Secretaria de Saúde viabilizou a instalação de uma unidade de atendimento especial, especificamente voltada aos pacientes com sintomas de doenças respiratórias, entre elas a Covid-19. A unidade sentinela está localizada em anexo ao Pronto Socorro Municipal, localizado na Rua Doutor Paulo Fortes, nº 22.

Assistência Social

De acordo com informações contidas no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, que manteve seus serviços de transparência e prestação de contas relativas à pandemia, não foram criados programas específicos municipais na área da Assistência Social. O que aconteceu, foi a manutenção de programas já existentes, voltados à tentativa de diminuição das desigualdades sociais. Dentre eles, destacam-se o acolhimento temporário, o atendimento nos setores da Assistência Social, o auxílio no acesso ao auxílio emergencial, a facilitação na entrega do Cartão Comida Boa e o Programa Compra Direta, dentre outros.

Atenção população!

De acordo com último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em 24 horas foram confirmados mais 9 casos da doença em nossa cidade. Os boletins são divulgados diariamente, através do endereço eletrônico saomateusdosul.pr.gov.br/coronavirus. A Covid-19 ainda é uma realidade, cabendo a todo cidadão são-mateuense, o dever de proteger a si e também a comunidade. Faça a sua parte!

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Hospital de São Mateus do Sul interrompe visitas à pacientes internados
Prevenção ao suicídio conta agora com ligação gratuita
Pulverização de inseticida acontece na Vila Amaral