Cidade

Barracão da Cosamar será reestruturado

A Cooperativa São-mateuense de Materiais Reciclados (Cosamar) passará por reformas para garantir a melhora na qualidade de trabalho. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Iniciou no mês de agosto a terraplanagem que dará o pontapé inicial para a reforma do barracão da Cooperativa São-mateuense de Materiais Reciclados (Cosamar), localizada no Jardim São Joaquim, na área industrial. O local é responsável pelo recolhimento de produtos recicláveis em São Mateus do Sul. A Cooperativa é conveniada com a Prefeitura Municipal.

Uma cooperativa de materiais recicláveis é um meio de junção entre a responsabilidade de separação de resíduos da população, que consequentemente traz uma forma de lucro para os trabalhadores que fazem de maneira direta o serviço. Materiais como vidro, plástico, papel, papelão e alumínio são passados por uma triagem (que consiste na separação dos materiais) de acordo com suas características, e todo esse trabalho manual é realizado pelos funcionários que ali trabalham.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (MA), atualmente a Cooperativa passa por situações precárias, como a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e lugares cobertos para os funcionários realizarem a separação dos resíduos. “Devido as situações precárias que os cooperados se encontravam, a Prefeitura de São Mateus do Sul decidiu intervir e fazer reformas para melhor atender as necessidades”, informam.

A Cooperativa São-mateuense de Materiais Reciclados (Cosamar) está localizada no Jardim São Joaquim, área industrial de São Mateus do Sul.

A realização das obras unem a Secretaria de MA juntamente com a Secretaria de Obras, que está sendo responsável pelos ajustes no projeto arquitetônico do novo espaço. De acordo com Guilherme Distéfano Santos, Arquiteto e Urbanista da Prefeitura Municipal, estarão inclusos na obra espaço para o refeitório, escritório, banheiros, e a área correta para o trabalho realizado na triagem da Cosamar.

“Esse projeto já vem sendo estudado há muitos anos. Ele está sendo avaliado e reavaliado e muitas pessoas estão envolvidas colocando suas ideias para melhorar a estrutura do espaço e o trabalho dos cooperados”, ressalta a Secretaria de MA. Eles destacam que arquitetos, engenheiros e demais profissionais estão sendo responsáveis pela ampliação do novo espaço.

Segundo a Secretaria, serão investidos cerca de R$ 200 mil na reforma do espaço, com recursos vindo da Prefeitura Municipal. “Tentaremos buscar recursos junto aos órgãos do governo”, comentam. Durante a reforma, a Cosamar estará funcionando em um barracão próximo ao local de origem, de propriedade da Prefeitura que passará por melhorias para receber os cooperados provisoriamente.

Dentre os pontos positivos dessa modernização do barracão, podemos destacar a melhoria da qualidade de trabalho, mais espaço para triagem do material, e a adaptação de uma unidade digna de reciclagem, onde as pessoas possam trabalhar em um lugar coberto e com segurança. Atualmente os resíduos são separados ao ar livre e as condições de trabalho são precárias para a saúde dos funcionários.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Inscrições para o concurso da Prefeitura foram suspensas e recomeçam nas próximas semanas
Jornal Aconteceu paralisa atividades na cidade
São Mateus do Sul sedia competição de Arrancada na Terra