Segurança

Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária recebe aumento de efetivo em São Mateus do Sul

A viabilização do aumento de efetivo foi um trabalho conjunto entre o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Direções Escolares e o Poder Executivo Estadual. (Fotos: Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

A viabilização do aumento de efetivo foi um trabalho conjunto entre o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Direções Escolares e o Poder Executivo Estadual. (Fotos: Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Na manhã da terça-feira (21) na sede do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), de São Mateus do Sul, localizada em anexo ao Colégio Estadual São Mateus, aconteceu a Cerimonia para o anúncio oficial de aumento do efetivo de mais dois Policiais Militares para a região.

O BPEC é uma Organização Policial Militar da Polícia Militar do Paraná, especializada na aplicação do policiamento comunitário escolar para todo estado do Paraná, desde 1994 com a denominação de Patrulha Escolar. A criação dessa patrulha se deveu aos desagradáveis desfechos de ocorrências policiais nos colégios de Curitiba, onde se observou que o policiamento convencional era inadequado a esse tipo de situação.

Com o passar do tempo esse serviço foi ampliado e constituiu-se numa especialidade de policiamento. Inseriu-se no conceito de polícia comunitária, o qual através de uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Educação, passou também a ministrar palestras educativas, e assessoria na segurança das escolas.

O programa Patrulha Escolar Comunitária é de cunho preventivo, onde apenas 3% cento são de origem repressiva. Mesmo na atuação repressiva o BPEC realiza o encaminhamento de cada caso de maneira a congregar e envolver a escola e a família no processo de resolução do problema (delito ou resolução de conflitos), por meio do preparo diferenciado dos policiais militares. São Mateus do Sul pertence a 5ª Companhia de Polícia Militar Escolar de Ponta Grossa.

Participaram da cerimônia, o Tenente Saulo Vinícius Hladyszwski – Comandante da 5ª Companhia do BPEC de Ponta Grossa; Major Renato dos Santos Taborda – Comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar de União da Vitória; Capitão Ederson Pinheiro Crevelin; Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de São Mateus do Sul; Sargento Sandro Skodoski – Comandante da Polícia Rodoviária Estadual; professor Ricardo José Brugnago – Chefe NRE; Professor Jorge Manforni – Secretário Municipal de Educação; Genesi Nalin – Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e os diretores dos Colégios Estaduais de São Mateus do Sul e Antonio Olinto.

O efetivo passa a ter 4 policiais militares, são eles: soldados Anderson Renato Fernandes, Alexandre Removicz, Lianderson Camargo e Tito Lívio Transfeld.

“Os diretores dos Colégios Estaduais e o Conseg encaminharam um ofício à Casa Civil do Governo do Estado, reforçando a necessidade de aumento dos policiais, a fim de atender com maior agilidade a comunidade escolar e em tempo integral (manhã, tarde e noite). O chefe da Casa Civil, Deputado Valdir Rossoni, viabilizou este pedido”, afirma a advogada Genesi Nalin, presidente do Conseg. Telma Staniszewski, diretora do Colégio Estadual São Mateus relata ao Jornal Gazeta Informativa, que o aumento foi uma reivindicação “que devido a necessidade de termos os três turnos com cobertura dos policiais, o que não era possível com apenas dois. Acreditamos que a melhor maneira de termos a diminuição da criminalidade e trabalharmos com o educativo e preventivo”, completa.

A viabilização do aumento de efetivo foi um trabalho conjunto entre o Conseg, Direções Escolares e o Poder Executivo Estadual.

“O Conseg em nome de toda a população de São Mateus do Sul, agradece ao Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Deputado Valdir Rossoni, por ter viabilizado junto a Secretaria de Segurança do Estado a vinda destes policiais, atendendo assim o pedido dos Diretores das Escolas Estaduais”, diz Genesi. “Uma comunidade segura, se faz com prevenção e com mudanças de atitude e é começando nas escolas que formaremos cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações”, conclui Genesi.

O Colégio Estadual São Mateus, realizou também uma bela homenagem aos 9 anos da implementação da BPEC no Paraná, uma solenidade que também foi marcada pelo civismo e comprometimento de alunos e do colégio.

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Primeira mulher toma posse no comando-geral da PM no Paraná
Policiais de São Mateus do Sul são agraciados com medalhas no 27º BPM
Primeiro caso de feminicídio da história de São Mateus do Sul recebe condenação

Os comentários estão fechados