Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária recebe aumento de efetivo em São Mateus do Sul

A viabilização do aumento de efetivo foi um trabalho conjunto entre o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Direções Escolares e o Poder Executivo Estadual. (Fotos: Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

A viabilização do aumento de efetivo foi um trabalho conjunto entre o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Direções Escolares e o Poder Executivo Estadual. (Fotos: Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Na manhã da terça-feira (21) na sede do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), de São Mateus do Sul, localizada em anexo ao Colégio Estadual São Mateus, aconteceu a Cerimonia para o anúncio oficial de aumento do efetivo de mais dois Policiais Militares para a região.

O BPEC é uma Organização Policial Militar da Polícia Militar do Paraná, especializada na aplicação do policiamento comunitário escolar para todo estado do Paraná, desde 1994 com a denominação de Patrulha Escolar. A criação dessa patrulha se deveu aos desagradáveis desfechos de ocorrências policiais nos colégios de Curitiba, onde se observou que o policiamento convencional era inadequado a esse tipo de situação.

Com o passar do tempo esse serviço foi ampliado e constituiu-se numa especialidade de policiamento. Inseriu-se no conceito de polícia comunitária, o qual através de uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Educação, passou também a ministrar palestras educativas, e assessoria na segurança das escolas.

O programa Patrulha Escolar Comunitária é de cunho preventivo, onde apenas 3% cento são de origem repressiva. Mesmo na atuação repressiva o BPEC realiza o encaminhamento de cada caso de maneira a congregar e envolver a escola e a família no processo de resolução do problema (delito ou resolução de conflitos), por meio do preparo diferenciado dos policiais militares. São Mateus do Sul pertence a 5ª Companhia de Polícia Militar Escolar de Ponta Grossa.

Participaram da cerimônia, o Tenente Saulo Vinícius Hladyszwski – Comandante da 5ª Companhia do BPEC de Ponta Grossa; Major Renato dos Santos Taborda – Comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar de União da Vitória; Capitão Ederson Pinheiro Crevelin; Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de São Mateus do Sul; Sargento Sandro Skodoski – Comandante da Polícia Rodoviária Estadual; professor Ricardo José Brugnago – Chefe NRE; Professor Jorge Manforni – Secretário Municipal de Educação; Genesi Nalin – Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e os diretores dos Colégios Estaduais de São Mateus do Sul e Antonio Olinto.

O efetivo passa a ter 4 policiais militares, são eles: soldados Anderson Renato Fernandes, Alexandre Removicz, Lianderson Camargo e Tito Lívio Transfeld.

“Os diretores dos Colégios Estaduais e o Conseg encaminharam um ofício à Casa Civil do Governo do Estado, reforçando a necessidade de aumento dos policiais, a fim de atender com maior agilidade a comunidade escolar e em tempo integral (manhã, tarde e noite). O chefe da Casa Civil, Deputado Valdir Rossoni, viabilizou este pedido”, afirma a advogada Genesi Nalin, presidente do Conseg. Telma Staniszewski, diretora do Colégio Estadual São Mateus relata ao Jornal Gazeta Informativa, que o aumento foi uma reivindicação “que devido a necessidade de termos os três turnos com cobertura dos policiais, o que não era possível com apenas dois. Acreditamos que a melhor maneira de termos a diminuição da criminalidade e trabalharmos com o educativo e preventivo”, completa.

A viabilização do aumento de efetivo foi um trabalho conjunto entre o Conseg, Direções Escolares e o Poder Executivo Estadual.

“O Conseg em nome de toda a população de São Mateus do Sul, agradece ao Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Deputado Valdir Rossoni, por ter viabilizado junto a Secretaria de Segurança do Estado a vinda destes policiais, atendendo assim o pedido dos Diretores das Escolas Estaduais”, diz Genesi. “Uma comunidade segura, se faz com prevenção e com mudanças de atitude e é começando nas escolas que formaremos cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações”, conclui Genesi.

O Colégio Estadual São Mateus, realizou também uma bela homenagem aos 9 anos da implementação da BPEC no Paraná, uma solenidade que também foi marcada pelo civismo e comprometimento de alunos e do colégio.

Redação

Redação

Redação do jornal Gazeta Informativa
Redação
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: