Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Baterista são-mateuense é destaque nacional

Jean Macuco visita a redação da Gazeta Informativa para entrevista. (Foto: Thaís Siqueira/Gazeta Informativa)

O jovem Jean Macuco, de 21 anos é uma pessoa que considera a música presente no sangue. Desde muito pequeno, a paixão pelos sons, melodias e tablaturas são evidentes em sua vida. Especialista em bateria, a qual aprendeu tocar sozinho, Jean já tentou tocar outros instrumentos, “até fiz aula de sanfona, mas não me identifiquei tanto, toco violão também mas só por hobby mesmo, agora bateria graças à Deus se tornou profissional”, comenta.

Começou na carreira profissional com apenas 12 anos com a dupla também são-mateuense Andryus e André, “a primeira música que ele tocou com a gente! Lembro até hoje, foi a música ‘Do Brasil à Argentina’, nós estávamos tocando na festa da igreja Perpétuo Socorro, aí o Bira (Antônio Wilson Waligurski) chegou pra mim e para o André e falou: ‘o filho do Macuco toca bateria, deixem ele tocar uma música com vocês’ e nós aceitamos sem problemas, mesmo sem saber quem era o filho do Macuco (risos). De repente subiu no palco um ‘piazinho’, lembro que só pensei ‘vixi, tomara que esse piá pelo menos segure o ritmo’, e para nossa surpresa ele era muito bom, tocava como se fosse músico experiente”, testemunha Andryus.

“Eu sou um cara batalhador, que insiste naquilo que quero pra vida, e eu acho isso importante: você saber o que quer pra sua vida!”, diz Jean Macuco.

“Nós ficamos mesmo impressionados com a musicalidade daquele ‘piazinho’, aí no outro dia fomos até a casa dele conversar com seus pais e ver se ele toparia tocar com a gente, também lembro a cara de felicidade dele olhando para sua mãe, a dona Maria esperando que ela autorizasse. E para nossa felicidade, ela confiou em nós!”, confirmam Andryus e André. E tudo isso não se baseou apenas na felicidade da dupla, a mesma foi se multiplicando e fazendo com que Jean encontrasse a paixão pela profissão. “Eu viajava com autorização judicial em cartório e tudo mais pela questão da minha idade, para poder entrar nos locais de shows”, comenta Jean.

Entre um show, uma música e outra, o baterista recebeu o convite em 2010 para tocar no Grupo Kanoa, de Canoinhas (SC), que fez com que a carreira na região sul se tornasse fixa. Ficando cada vez mais conhecido em shows, vídeos nas redes sociais, e no seu canal do Youtube, Jean foi encontrado por olheiros e produtores, que logo perceberam o seu talento. E foi aí que a carreira nacional começou a engrenar.

Começou com o cantor gaúcho Gabriel Valim, que lhe proporcionou o reconhecimento com a gravação de algumas músicas e shows por todo Brasil. A musicalidade permitiu-lhe um avanço na carreira. Contratado pela produtora LKS Music, hoje o baterista se dedica em gravações para diversos cantores reconhecidos como João Neto & Frederico, Naiara Azevedo, Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Zezé Di Camargo & Luciano, Felipe Araújo, Thiago Brava, entre outros.

Sonho pela aviação é uma das principais metas do futuro para o músico. (Foto: Acervo Pessoal)

Morando atualmente em Goiânia, Jean é um homem muito apegado à família, “minha inspiração é minha família toda, pelo simples fato da batalha, um dia quero dar para eles o que eles não puderam dar pra mim”, valoriza. Vem para São Mateus do Sul duas vezes ao ano, e tem como sonho ser pai e a construção da sua própria família.

Na lista das principais metas, Jean tem como objetivo para sua vida ser piloto de avião, “eu sou muito louco em aviação, quando tô em tempo vago gosto de voar no meu simulador de avião. Pretendo cursar aviação, no começo do ano que vem, e isso é uma paixão parelha com a música”, admite.
No último dia 16 de junho o reencontro nostálgico com o passado musical são-mateuense tomou conta do Brew Pub Família Trinco. Aconteceu um show com toda a formação inicial da dupla Andryus e André e banda. A emoção dos tempos antigos embalou a setlist daquela noite. “Foi emocionante, nós tocamos as músicas antigas que a gente usava em shows na época, passou um filme na minha cabeça. Devo muito a eles!”, se emociona Jean.
“É uma satisfação imensa ver onde o Jean está agora e onde ele ainda pode chegar. Hoje sentimos muito orgulho dele ter feito parte da dupla, através dele nós evoluímos como equipe. Jean, aproveita essa chance, tenho certeza que você pode ir ainda mais longe”, incentivam com gratidão os amigos Andryus e André.

Determinação, fé, acreditar e ir em busca dos sonhos que muitas vezes parecem impossíveis, são palavras que resumem muito esse jovem são-mateuense que caminha lado a lado com os seus ideais.

“Quero cada vez mais levar o nome de São Mateus do Sul pra fora. Tenho orgulho de ser daqui!”, encerra Jean Macuco.

Reencontro da formação antiga da dupla Andryus e André. (Foto: Acervo Pessoal)

Cláudia Burdzinski
Cláudia Burdzinski

Últimos posts por Cláudia Burdzinski (exibir todos)

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: