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Beto Richa assina edital de liberação da licitação que visa asfaltar o trecho que liga São Mateus do Sul à Irati

O investimento na PR-364 é de R$ 139,8 milhões e será realizado dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. Na foto, da esquerda para a direita: prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr Gonçalves Pereira; o governador, Beto Richa e o prefeito de Irati, Jorge Derbli. (Fotos: Agência Estadual de Notícias do Paraná)

Em São Mateus do Sul na sexta-feira (23), o governador do estado, Carlos Alberto Richa (Beto Richa), assinou o edital que libera a licitação que contratará a empresa responsável pela pavimentação do trecho que liga as cidades de São Mateus do Sul e Irati, além de beneficiar também a cidade de Rebouças.

Em cerimônia realizada nas dependências do Clube Ideal Sãomateuense (CIS), e que trouxe centenas de munícipes, dezenas de autoridades municipais, regionais e estaduais para conferir o ato, Beto Richa firmou o compromisso do governo do estado com essa obra que perpetua há mais de 50 anos na região e que trará inúmeros benefícios aos mais de 100 mil habitantes das cidades.

Junto do governador, seu irmão José Richa Filho, secretário de Infraestrutura e Logística do estado, o secretário da Casa Civil Valdir Rossoni e seu filho Marcello Richa, presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), afirmaram que o investimento na PR-364 é de R$ 139,8 milhões e será realizado dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que recebe financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Estou muito feliz em ter o privilégio de ser o governador do estado que está anunciando essa grande e histórica conquista aguardada há mais de meio século para São Mateus do Sul, Irati e toda a região. Foi resultado do grande esforço de nosso governo em parceria com os prefeitos para garantir essa vitória que soma perto de R$ 140 milhões investidos na pavimentação de quase 48 km desta importante rodovia”, afirma Beto Richa.

“A obra de infraestrutura transformará a região. Os trabalhos movimentarão a economia dos municípios com a geração de novos empregos, aumento do consumo local e de arrecadação de tributos. Após a conclusão das obras, a região fica mais atrativa para investimentos”, complementou o secretário de Infraestrutura e Logística, que ainda afirmou que a expectativa é que a obra seja concluída em meados de 2020.

“Esse sonho já é uma realidade, podem ficar absolutamente tranquilos”, garante Beto Richa à equipe da Gazeta Informativa sobre a promessa da pavimentação que percorre há mais de 50 anos.

Segundo o governador que explanou às mais de 600 pessoas presentes, a pavimentação começará no entroncamento da PR-151 em São Mateus do Sul e vai se estender até o perímetro urbano de Irati, onde está prevista a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, com 14 metros de extensão, acostamento e calçada na área urbana de São Mateus do Sul. A obra ainda contará com a implantação de uma ciclo faixa no trecho inicial, com aproximadamente 3 km de extensão.

Richa afirmou para a equipe da Gazeta Informativa: “sabemos que asfalto significa desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida a toda a população. Isso foi possível porque fizemos o ajuste fiscal, nos preparamos para enfrentar a crise e hoje o Paraná tem a melhor situação fiscal e financeira de todo o país.”

Além de reduzir o tempo de trajeto, a pavimentação da PR-364 abrirá ligação de duas importantes rodovias, a BR-153 e a BR-476, além de facilitar o deslocamento de quem vem do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Também ficará mais fácil o acesso a vários sistemas em direção a Foz do Iguaçu, São Paulo, Curitiba e Porto de Paranaguá.

De acordo com o governador, não existiam projetos de governos anteriores a fim de pavimentar o referido trecho. “Nós fizemos todo o projeto para a pavimentação dessa rodovia e investimos R$ 1,7 milhões. Estamos contraindo este empréstimo que está assegurado. O contrato já está assinado com o BID, portanto o risco é zero de eventualmente, outros governadores bloquearem essa pavimentação”, garante Richa, desmistificando as possibilidades dos recursos serem bloqueados por futuros gestores.

Ao ser questionado sobre as expectativas que desencadearam vários sonhos e ilusões dos habitantes de ambas as cidades sobre a pavimentação desse trecho, o governador enfatizou que os são-mateuenses podem acreditar que o sonho já é uma realidade. “Podem ficar absolutamente tranquilos que todas as exigências estão em conforme. Já consta no orçamento do estado e o contrato está assinado junto ao BID. Só temos de aguardar a homologação da licitação. O projeto está pronto, a licitação do governo está pronta e só resta a autorização por se tratar de um empréstimo internacional. Até o mês de abril já conseguimos a homologação, lançamos o edital de licitação, aguardamos os vencedores e não havendo nenhum recurso de eventuais perdedores da licitação, a obra começa em poucos meses”, complementa Richa.

“O benefício é imenso. São quase 50 quilômetros, em uma área essencialmente agrícola, com alta produção de grãos. Teremos um novo corredor ligando Santa Catarina e o Rio Grande do Sul à BR 153 que corta o Brasil”, comenta o prefeito de Irati Jorge Derbli.

O prefeito Luiz Adyr Gonçalves Pereira, que demonstrou estar bastante satisfeito com o apoio que o governo do estado vem cedendo ao município, indagou: “é um sonho de todos nós que aqui moramos e vivemos. Estive na cidade de Irati e vi a alegria da população. Hoje saímos bastante contentes dessa reunião e podemos dizer que é um sonho realizado e vai acontecer porque o governador teve determinação. Ele fez o projeto, conseguiu o empréstimo do Banco Mundial e agora é só aguardar os trâmites legais e provavelmente a obra será iniciada no mês de setembro.”

O programa financiado pelo BID abrange diversas outras obras rodoviárias no Paraná. Entre elas as obras de pavimentação da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico (43,1 quilômetros), da PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas (27,1 quilômetros); a construção do acesso ao Contorno Norte de Castro (2,6 quilômetros da PR-090).

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