Reflexão com Padre Marcelo S. de Lara

Bíblia: Deus nos fala

(1)Seguindo a fé apostólica, a Igreja Católica sustenta que todos os livros que compõem a Bíblia são inspirados por Deus. Ou seja, é a Palavra de Deus dirigida a nós por meio da linguagem humanas.

No olhar da fé, a Igreja professa que Deus se utilizou dos recursos humanos, de uma época, de uma linguagem, de uma cultura, de uma literatura para se comunicar conosco. Uma Palavra eterna, por ser Divina, mas escrita em um determinado momento da história.

A comunicação de Sua Mensagem se dando desta forma, foi para que nós humanos pudéssemos compreender, pois Deus se revela a nós dentro de nossas categorias, nossa condição humana, mesmo que limitada, mas para que assim pudéssemos ter acesso à Sua Palavra.

Assim foi do mesmo modo quando desceu até nós por meio de Seu Filho Jesus. Deus que é eterno, assume nossa condição humana; entra na nossa história, na nossa cultura, assume e experimenta nossas limitações. Desta forma, pudemos ter acesso a Ele.

Contudo, é importante ter alguns critérios para que se possa fazer uma coerente interpretação da Bíblia. É preciso estar ciente que ela foi escrita em um outro contexto histórico e cultural, assim, alguns elementos da época não podem ser levados ao pé da letra em nosso tempo. É preciso saber que alguns textos foram escritos em formas literárias diferentes e que os textos da Sagrada Escritura possuem uma harmonia. Assim, não se pode interpretar um texto, ou uma perícope isolada, para não se caiar no fundamentalismo.

Tendo esses dados em mãos, é possível chegar o mais próximo possível daquilo que os escritores sagrados tiveram a intenção de comunicar.

Salvo as limitações humanas, as questões culturais, de linguagem, as quais o Próprio Deus quis se utilizar, é verdade que a Bíblia nos comunica um projeto de vida desejado por Deus à cada um de nós. Sua interpretação correta, coerente e iluminada pela luz divina, traz consequências diretas na relação que os homens e mulheres de hoje e de todos os tempos têm com Deus.

Neste mês de setembro, em que a Igreja celebra o Mês da Bíblia, busquemos nessas letras humanas, mas escritas sobre a inspiração Divina, descobrir o que Deus têm a nos comunicar. Faça este exercício; faça esta experiência. Métodos como a Leitura Orante facilitam a meditação dos Textos Sagrados. Escute o que Deus te fala.

Últimos posts por Pe. Marcelo S. de Lara (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Igreja e Sociedade
Por que cultivar a espiritualidade?
Culto ao Coração de Jesus