Geral

Blitz de atendimento marca Dia de Combate à Violência contra Idosos em São Mateus do Sul


A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizaram na manhã de segunda-feira, 15, uma blitz de atendimento a idosos do município na Praça Nossa Senhora da Conceição, com entrega de panfletos e orientações gerais.

Como o objetivo de orientar os idosos sobre seus direitos e sobre como denunciar casos de violência, foram repassadas informações e alertas sobre os tipos de violência que uma pessoa idosa pode sofrer, como violência física, psicológica, sexual e abandono. 3,5 mil folders foram distribuídos em parceria com a Pastoral do Idoso e grupos da Melhor Idade.

Equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Secretaria Municipal de Assistência Social também esclareceram dúvidas sobre direitos e saúde dos idosos. “A intenção é esclarecermos sobre este assunto junto a população, principalmente aos idosos, para que ao identificarem alguma situação de violência possam recorrer aos serviços disponibilizados em nosso município”, explica a assistente social Sandra Nadolny, da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Os profissionais desses serviços, como o CRAS e CREAS, são qualificados para proceder o atendimento à denúncia, realizam visita domiciliar para averiguação, orientações e encaminhamentos pertinentes, acompanhamento temporário e em alguns casos, mediação de conflito familiar”.

COMO DENUNCIAR A VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS?

Denúncias podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Assistência Social (R. 21 de Setembro, 750), no Creas (R. Pedro Efco, 1868 ou 3912-7112), em Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde da Família ou pelo telefone (42) 3912-7070 ou (42) 3912-7066, no Hospital Dr. Paulo Fortes (R. Dr. Paulo Fortes, 22 ou pelo telefone (42) 3532-3777) ; e no Fórum/Ministério Público.

Fonte: Assessoria PMSMS

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Pagamento para a segunda parcela do IPVA inicia nesta segunda-feira (19)
O bom e velho guardião da magia do Natal
Agência do Trabalhador voltará a emitir Carteira de Trabalho, dia 22