Cidade

Blocos de Carnaval animaram São Mateus do Sul

A Terra da Erva-mate também contou com as festividades dos foliões são-mateuenses nos cinco dias de atividades do Carnaval, tendo como base e ponto de encontro o Chimarródromo. Foram três blocos oficiais que participaram da festa, o Bloco Tenda Pub, Pipe Bloco e Bloco Nóis Q’ Bebe, todos partiram da iniciativa popular e foram patrocinados por empresas da região.

Segundo os participantes, a ideia de criar os blocos foi fomentada pela ausência de qualquer tipo de programação na cidade em prol ao Carnaval, algo que já vem de alguns anos. A união entre amigos facilitou a realização e a criação dos grupos que visavam comemorar o Carnaval.

De acordo com Tysciane Nadolny, uma das responsáveis por um dos blocos, “entramos em contato com a Prefeitura Municipal a fim de colaborar conosco com banheiros e possivelmente uma tenda para que os foliões pudessem pular o carnaval, mas devido ao adiantado da hora, a Prefeitura não pode disponibilizar alegando que se fazia necessário uma série de trâmites legais, como um processo licitatório, colaborando apenas com a cedência do espaço e a autorização para o fechamento do trecho que compreende a Avenida Ozy Mendonça de Lima, entre as ruas Paulino Vaz da Silva e 21 de Setembro”.

O bloco Nóis Q’Bebe reuniu 140 integrantes e está no seu segundo ano consecutivo depois de ter somado 10 anos de atividades e ter interrompido sua trajetória por mais 10 anos. O bloco Pipe Bloco reuniu 110 integrantes e vem às ruas comemorar o Carnaval pelo terceiro ano. Já o bloco Tenda estreia no Carnaval de rua são-mateuense e reuniu em seu primeiro ano de atividades 130 foliões.

Cada bloco se responsabilizou com a organização e limpeza de seus espaços, haja visto que todos ocuparam a praça do Chimarródromo e os arredores. Logo após a confraternização em céu aberto, os blocos deram continuidade à festa em alguns estabelecimentos da cidade com atrações musicais.
A Polícia Militar informa que não houveram quaisquer incidentes com a realização do Carnaval de rua nos cinco dias de comemoração.

Bloco Tenda. (Acervo Pessoal)

Pipe Bloco. (Acervo Pessoal)

Bloco Nóis Q’ Bebe. (Acervo Pessoal)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Hábito de consumo em São Mateus do Sul é estudo pela CDL
IG-Mathe é homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná
Abraço coletivo de prevenção ao suicídio acontece na ponte do Rio Iguaçu