Cidade

Blogueiro são-mateuense vence competição latino-americana da Scania

O blogueiro Rafael Brusque Toporowicz, do Blog do Caminhoneiro. (Foto: Divulgação)

O blogueiro Rafael Brusque Toporowicz, do Blog do Caminhoneiro, recebeu, no domingo (27/11), o troféu de campeão da etapa de imprensa do Scania Driver Competitions, competição que ocorre desde 2003 na Europa e desde 2005 no Brasil, e que esse ano teve uma final latino-americana, entre Argentina, Brasil, Chile e Peru.

A competição tem como foco principal o treinamento de motoristas, e na Europa é feita entre motoristas mais jovens, para suprir a falta de caminhoneiros que assola o continente. No Brasil esta é a sexta edição, e na final nacional dos motoristas teve Eliardo João Locatelli como campeão. Três motoristas de cada país passaram para a final latino-americana, que teve o baiano Luis Carlos dos Santos como campeão.

Paralelo ao evento dos caminhoneiros houve a etapa de imprensa, onde os jornalistas dos quatro países passaram por uma prova teórica, sobre a história da Scania e da competição. Rafael teve a melhor nota nessa prova entre os brasileiros, ficando atrás apenas de um dos jornalistas argentinos.

No domingo pela manhã houve as provas finais, onde dois jornalistas de cada país disputaram provas de manobras. A primeira prova foi feita a bordo de um caminhão Scania P 310 8×2, chassi rígido, implementado com uma carroceria baú. Nessa prova, Rafael teve novamente a melhor nota em todos os critérios disputados. Dos 5.000 pontos disputados, atingiu a marca de 3.990 pontos, contra 980 do segundo colocado, o jornalista Bruno Castilho, da Revista Caminhões. A prova consistia em uma manobra em ré, com o caminhão, derrubar um pino com o pneu esquerdo, retornar com o caminhão para a frente e parar sobre um alvo.

Dos oito jornalistas classificados, quatro passaram para a semifinal, Rafael, Bruno, Seigi Miranda, do Chile, e David de Castro do Peru. A prova seguinte foi a prova do rei, feita com uma carreta Scania R 440 6×2 engatada em um reboque baú da Librelato, onde é necessário derrubar um pino vermelho entre dois azuis, usando apenas o pneu do caminhão.

Rafael disputou com David, e Bruno com a Seigi, única mulher entre os quatro finalistas. A final ficou entre Rafael e Bruno, brasileiros, e foi vencida por Rafael por um golpe de sorte. Bruno acabou derrubando um dos pinos errados, precisou descer do caminhão e nesse momento Rafael finalizou a prova.

“Não sabíamos o que era o prêmio, mas mesmo assim comemorei como se tivesse ganhado um campeonato mundial. A emoção foi incrível, chorei muito e comemorei demais. Somente depois, no pódio, fui informado que o prêmio era uma viagem com acompanhante”, comemora Rafael, que agora é campeão latino-americano do Scania Driver Competitions – Etapa de Imprensa.

“A conquista da competição, além do prêmio, traz reconhecimento ao Blog do Caminhoneiro, que hoje é o maior portal de transportes do Brasil. São mais de 450 mil acessos mensais no site, e alcançamos cerca de 2 milhões de pessoas pelo Facebook por semana, que mostra a força que o Blog tem no setor de transportes”.

O Blog do Caminhoneiro foi criado em 2009, e traz diariamente as principais informações do setor de transportes do Brasil e do mundo. São milhares de acessos diários, e o portal conta ainda com um anuário online, contendo informações técnicas sobre todos os modelos de caminhões produzidos e vendidos no Brasil, área de empregos, classificados e área de jogos.

Scania Driver Competitions

O número de participantes, no total dos quatro países, alcançou mais de 56 mil inscritos. Na Argentina foram 7.826, no Brasil 42.516, no Chile 3.163 e no Peru – país debutante na competição – outros 2.760 motoristas. O Scania Driver Competitions foi criado no ano de 2003 na Europa. Desde esta data, reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. A competição foi propagada a nível mundial para ressaltar a importância dos conhecimentos e profissionalismo dos motoristas, além de aumentar a consciência de segurança nas estradas e meio ambiente. Na América Latina, o Scania Driver Competitions foi realizado pela primeira vez na Argentina e no Brasil no ano de 2005, e logo outros países foram se somando ao grupo. Em 2016, foi organizada a primeira final América Latina.

O campeão da competição de motoristas, Luis Carlos dos Santos, da Bahia, levou para casa um Scania R 440 6×2 zero KM, no valor de R$ 380 mil reais.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Teatro beneficente é organizado pela equipe Anjos de Plantão
Governadora Cida Borghetti estará em São Mateus do Sul nessa quinta-feira (13)
Prefeitura gasta quantia semelhante em saúde pública no comparativo entre os primeiros meses de 2019 e 2020