Educação e Cultura

Braspol desenvolve palestras para alunos das escolas municipais de São Mateus do Sul

Busca da motivação e incentivo as crianças para que continuem preservando a cultura e respeitando seus antepassados são os princípios da palestra. (Foto: Acervo Pessoal)

O mês de agosto já é tradicionalmente focado às tradições culturais e históricas da comunidade polonesa em São Mateus do Sul, com a promoção de várias ações e eventos que visam valorizar a imigração em nossa região.

Uma das ações que estão sendo desenvolvidas pela diretoria da Braspol e seus colaboradores, é a realização de palestras para a rede municipal de ensino. Nas últimas semanas, os alunos das escolas Odemira Cunha, na Vila Amaral, e Doutor Paulo Fortes, no centro, receberam a visita do voluntário e membro da Braspol são-mateuense, Everaldo Karpinski Kotrich, que discorreu sobre o assunto. “Meu intuito com as palestras ministradas é manter o que nos foi passado pelos avós e pais, e também repassar o que aprendi na escola de líderes”, comenta.

Dentre os assuntos abordados por Everaldo, destaca-se o resgate e a preservação da cultura polonesa que visam motivar e incentivar as crianças para que continuem assim, “preservando a cultura e respeitando seus antepassados, bem como atualizando-se sobre o que há de bom na Polônia, mas sem fazer apologia. Este tipo de conhecimento é importante porque as crianças são o futuro de nosso país, e porquê não, também mostrar o que há de bom lá fora”, finaliza o palestrante.

As duas palestras foram idealizadas a convite de ambas as direções das escolas e a Braspol através de seu colaborar colocasse a disposição para desenvolver mais ações como esta, que visa somar ao aprendizado das crianças são-mateuenses.

Colaborador

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O guarda-roupa do Grupo Folclórico Polonês Karolinka de São Mateus do Sul
Fanfarra Municipal de Antonio Olinto é tetracampeã paranaense
Vem aí o 2º Leitura na Praça

Os comentários estão fechados