Política e Cidadania

Câmara de São Mateus do Sul firma convênio com Fórum Eleitoral para auxiliar no cadastramento biométrico

Foto: Hugo Lopes Júnior

Foi assinado na tarde da quarta-feira (05/07), o convênio entre a Câmara Municipal de São Mateus do Sul e o Fórum Eleitoral de São Mateus do Sul, que permite a cessão de estagiários para a realização do recadastramento de eleitores. O convênio foi assinado pelo presidente da Câmara, vereador Nereu Dal Lago e o juiz eleitoral Dr. André Olivério Padilha.

Segundo a presidente do Fórum Eleitoral Ana Cláudia Neumann Cabral, a Câmara de São Mateus do Sul é a primeira a assinar esse convênio, no Paraná, “aqui foi um atendimento de imediato a nossa solicitação, foi preparada e votada a lei, no mínimo tempo após a solicitação”.

Nessa oportunidade o Dr. André comentou que não é comum essa colaboração entre os poderes, normalmente quando ocorre este tipo de solicitação, acabam sendo cedidos alguns poucos elementos, mas aqui foi a plena solicitação do número necessário de estagiários para a realização desses serviços. Disse também ser um privilégio morar e atuar numa cidade onde os três poderes podem se reunir para o município melhorar. É isso que está faltando no país, estão deixando de pensar nos demais. Aqui é um esforço conjunto para se mudar as coisas.

A Justiça eleitoral não tem recursos para este tipo de serviço e tem que contar com a colaboração dos outros poderes e do cidadão comum. A cada dois anos durante as eleições são recrutadas pessoas para auxiliar nas eleições, para que tudo possa funcionar. “Em São Mateus do Sul, a Câmara e a Prefeitura demonstraram interesse imediato em auxiliar a Justiça eleitoral”, disse Dr. André, e também, “não há cidadão sem título eleitoral, sem ele , não tem direitos políticos, não há democracia nem votação, não se exerce plenamente a cidadania”.

Esse recadastramento possibilitará a revisão de todos os eleitores e evitará fraudes onde alguém possa votar por outro, pois a biometria é única e pessoal, pois a digital não é igual nem entre gêmeos.

A biometria trará mais transparência, mais segurança e mais justiça a todo o processo e serve ao político que quer uma política mais honesta, melhor, com mudanças para o país, para ser mais democrático.

Aqui no Fórum Eleitoral serão 45 mil eleitores recadastrados, das cidades de São Mateus do Sul e Antonio Olinto. Lembrando que haverá um posto de recadastramento em Antonio Olinto também, não será necessário que os eleitores de lá, se desloquem até o Fórum Eleitoral em São Mateus do Sul.

Segundo Ana Cláudia, “foi uma grata surpresa a prontidão da Câmara de São Mateus do Sul, na cessão de estagiários, sendo a primeira a fazer a lei e assinar o convênio. Também a receptividade dessa necessidade em São Mateus do Sul e Antonio Olinto, e a Justiça Eleitoral agradece o empenho em prol de todo cidadão”.

O recadastramento iniciará dia 24 de julho e irá até o dia 7 de dezembro, das 9h até as 18h.

A solenidade contou com a presença dos vereadores Eduardo Pedroni, Geraldo de Paula e Silva, Julio Balkowski, Fernanda Sardanha e Miguel Magnani Jr, que agradeceram o empenho da Justiça eleitoral e colocaram-se a disposição sempre que necessitarem do Legislativo.

O presidente da Câmara, Nereu Dal Lago, agradeceu a visita do juiz André O. Padilha e também da presidente do Fórum Eleitoral Ana Cláudia Cabral, e falando em nome de todos os vereadores colocou a Câmara a disposição da Justiça eleitoral, sempre que houver necessidade. “Sempre falo que aqui é a Casa do Povo, que estamos aqui representando a população fazendo o que é o melhor para nossa cidade, e fiquei surpreso em saber que fomos a primeira cidade a fazer e assinar esse convênio. Assim que fomos contatados, solicitei ao nosso departamento jurídico que realizasse o mais breve possível a lei para que aprovássemos, e pudéssemos fazer esse convênio dentro do que pede o Tribunal de Contas. A ideia é ajudar ao máximo nesse trabalho que é muito importante para todos, principalmente para nossa população. Estamos aqui a disposição sempre”, comentou Nereu.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Empresário e ex-presidente da ACIASMS entra na disputa pelo PSL
Imprensa são-mateuense promove debate com os candidatos à prefeitura do município
Lula tem até o dia 10 para seu último recurso; até esse período ele não deve ser preso