Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul concede título de Vulto Emérito à são-mateuenses

Na foto à esquerda, Ervin Brongiel recebendo o título e à direita Luiz Renato Gimny. Fotos: (Hugo Lopes)

A Câmara Municipal de Vereadores realizou sessão solene na quinta-feira (9), a fim de conceder o título de Vulto Emérito de São Mateus do Sul ao empresário Ervin Brongiel e para o professor Luiz Renato Gimny. Este título traz consigo a importância de cidadãos que tenham contribuído para o crescimento de um município.

A sessão iniciou as atividades com a homenagem ao professor Luiz Renato Gimny, que foi indicado pelo vereador Omar Raimundo Picheth Neto, que enalteceu a história não apenas do professor, mas também de sua família.

Comentou sobre o trabalho desenvolvido ao longo de sua vida acadêmica, e todos os seus esforços em prol dos alunos e também como diretor, fazendo a diferença não apenas na vida dos alunos com que frequenta diariamente, mas em toda a comunidade em que lecionou, onde fez através da escola transformação nas famílias envolvendo a comunidade na vida escolar.

“A indicação não foi apenas ideia dele, mas também um pedido de vários amigos que trabalharam com o professor Luiz Renato, reconhecendo o quanto ele se dedicou e se dedica a educação”, diz Picheth.

Luiz Renato ao fazer o uso da palavra enalteceu, “esse momento é algo extraordinário”, e agradeceu a família por tudo, destacando que todos os diplomas foram conquistados com muita luta e determinação, mesmo o que está conquistando nesse momento, o de direito. “Não posso dizer que foram minhas conquistas, tem muita gente que me recordo e que vivenciaram comigo tudo para suceder o que aconteceu”, e fez um relato de sua trajetória e das pessoas que participaram dela, dividindo essa honraria com todos eles. Finalizando disse que, “o olhar à educação, deve ser com os olhos do coração, para poder construir valores na nossa sociedade”.

A indicação provinda ao título ao empresário Ervin Brongiel foi de autoria do vereador Geraldo de Paula e Silva que afirmou ser da sua maior alegria estar fazendo essa homenagem a alguém que trabalhou a vida toda, que investiu em nossa cidade e que possibilita o crescimento de muitas famílias que trabalham juntas com ele.

O experiente empresário, emocionado pelo reconhecimento, lembrou que deve ser a pessoa mais velha em atividade no comércio de São Mateus do Sul. Lembrou-se também das dificuldades ao longo do caminho, tocando nas lembranças das enchentes que afetaram diretamente seu comércio. Sente orgulho do grande número de funcionários que trabalham diariamente com sua família, em suas empresas. “Sempre acreditei nessa cidade, e tudo que tenho está investido aqui, não tem um centavo fora daqui. Tenho fé em São Mateus do Sul”, destaca Ervin.

Presente na sessão solene, o prefeito Luiz Adyr Gonçalves Pereira, comentou da satisfação de participar dessa homenagem envolvendo um grande empreendedor e um grande educador, que ambos lutam pela excelência em sua área, para o bem de nossa sociedade. Lembrou que esse é o Mês do Empreendedor, unindo os dois homenageados, pois está ocorrendo nas escolas. Comentou que Ervin e sua família cresceram junto com nossa cidade, fazendo parte da sua história e nunca se deixou abater pelos acontecimentos e foi em frente. Destacou a importância do professor Luiz Renato na educação em nossa cidade. “Torço para que a nossa sociedade se inspire em vocês para crescer sempre”, afirma o prefeito.

O presidente da Câmara, Nereu Dal Lago, destacou, “é uma honra realizar a entrega desses títulos homenageando essas pessoas que tanto realizam por nossa cidade. Sei da importância pois também fui agraciado com uma homenagem dessa e me orgulho muito de ver o diploma que recebi. Por que da homenagem? Porque fizeram algo de grande importância para São Mateus do Sul, e vemos aqui o quanto já fizeram”.

Nereu também complementa, “dar aulas é um sacerdócio, polir nossas joias que os pais colocam nas suas mãos, e não tem um aluno que passou numa escola que não lembre de seus professores. Ervin, somos vizinhos e sempre nos encontramos cedo saindo para trabalhar, uma pessoa dinâmica e grande empreendedor de nossa cidade, a sua família é um reconhecimento de vida. Vendo vocês aqui, me vem na cabeça a lembrança que alguém falou, que não somos nós que fazemos a história, é a história que faz o homem”.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: