Ao longo das últimas edições da Gazeta Informativa, o leitor tem acompanhado diversas reportagens relacionadas à cobertura das eleições municipais na cidade de São Mateus do Sul. O calendário eleitoral teve seu encerramento no último domingo (15), momento no qual os cidadãos são-mateuenses exerceram o seu direito ao voto, a plenitude da democracia.

De acordo com dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o município são-mateuense totalizou 26.470 votos para vereadores nas últimas eleições municipais. Destes, 24.470 (92,55%) foram direcionados a candidatos concorrentes, 1.120 (4,24%) foram brancos e 849 (3,21%) foram brancos. A Casa do Poder Legislativo em São Mateus do Sul é composta por 9 representantes.

Vereadores eleitos

Os escolhidos pela população são-mateuense, para ocupar as cadeiras da Câmara de Vereadores municipal, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, foram: Professor Jorge Manfroni (Patriota, 1.314 votos), Omar Pichet (PROS, 1.168 votos), Valter Przywitowski (PROS, 855 votos), Irineu Macuco (PSB, 709 votos), Jackson Machado (PSDB, 637 votos), Enéas Melnisk (PSD, 619 votos), Parafuso (PSB, 600 votos), Juliano Oliveira (Patriota, 593 votos) e Jeciel Franco (PSL, 320 votos).

Aqueles que não alcançaram números suficientes para efetivar a participação na Câmara municipal, foram listados como suplentes, podendo assumir em virtude de questões relacionadas ao afastamento dos titulares. Os suplentes imediatos em ordem de colocação, são: Juçara Ferraz (Patriota, 588 votos), Miguel Veterinário (PSDB, 588 votos), Ademar Przywitowski (PSB, 581 votos), Cassio da Tenda (PSB, 516 votos), Nereu Dal Lago (PSDB, 435 votos) e Lucrecia Anjos de Plantão (PROS, 423 votos).

Qual é a função de um vereador?

De acordo com a Constituição Federal brasileira (1988), cabe ao vereador elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Poder Executivo (representado pelo prefeito). São os vereadores aqueles que propõem, discutem e aprovam as normas a serem aplicadas nos municípios, sobre matérias de natureza diversa, como os impostos municipais, linhas de ônibus, saneamento, entre outros temas relativos à rotina de nossa cidade.

(12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul)

Outra atribuição bastante importante dos vereadores, é a Lei Orçamentária Anual, instrumento através do qual é definida a maneira como serão aplicados os recursos oriundos dos impostos arrecadados junto aos cidadãos. Ainda é dever do vereador, acompanhar cautelosamente as ações do Executivo, verificando se estas estão sendo efetivadas as metas de governo, bem como o atendimento de todas as normas legais.

O papel do cidadão

Uma das missões de todo vereador e vereadora, é ouvir as manifestações dos eleitores, propondo e aprovando então tais demandas junto à Câmara Municipal. É muito importante que o eleitor acompanhe cuidadosamente a atuação dos vereadores ao longo do mandato, verificando se o trabalho realizado está sendo bem desenvolvido. Para efetivar o acompanhamento, todo cidadão pode ir às sessões legislativas, ou até mesmo conversar com os representantes do Legislativo Municipal em seus gabinetes. Vale lembrar, que em função da pandemia de Covid-19, o Facebook da Câmara se tornou a ferramenta de transmissão das reuniões, sendo a participação coletiva vedada neste momento de isolamento social.

(Justiça Eleitoral Brasileira)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Eleições em 2018: e-Título é uma das novidades para o pleito nacional
Aramis Mayer assume cadeira na Câmara Municipal de Vereadores
Atenção eleitor, você conhece o papel do prefeito e dos vereadores?