Cidade

Câmara entrega título de Cidadã Honorária para Adelaide Gonzales Minervini e Genesi Nalin Betanin

Elas foram reconhecidas pelos feitos realizados no município. A homenagem aconteceu na Câmara de Municipal de Vereadores na sexta-feira (30/11). (Fotos: Divulgação)

Aconteceu na sexta-feira (30/11), uma Sessão Solene que entregou o título de Cidadã Honorária para duas mulheres que representam a força e a importância feminina na sociedade são-mateuense. Adelaide Gonzales Minervini e Genesi Nalin Betanin, foram as homenageadas na solenidade, que reuniu familiares, amigos e representantes municipais para a entrega dos títulos na Câmara de Vereadores.

Sendo são-mateuenses de coração, as mulheres foram indicadas pelo vereador Geraldo Altevir de Paula e Silva para o título. Segundo a farmacêutica e bioquímica Adelaide, o maior reconhecimento para ela é ter se tornado oficialmente irmã de todos que aqui nasceram, pois ela veio da cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. “A cada novo dia acordo agradecendo a Deus pela oportunidade que me foi dada de estar aqui em São Mateus do Sul. Ter recebido essa homenagem foi realmente emocionante, pois me faz olhar para trás e ver que tudo valeu a pena”, ressalta.

Envolvida com o ramo de saúde desde criança, Adelaide recorda que chegou em São Mateus do Sul por indicações de alguns amigos. “O hospital estava necessitando de um laboratório de análises clínicas, e havia também uma farmácia que precisava de uma pessoa com especialização na área. Em 1990, vim de mudança com dois filhos, pois sempre sonhava em morar no Paraná”, relembra.

Conhecendo cada vez mais alguns são-mateuenses com a ajuda da família Barros, Adelaide foi convidada para lecionar em aulas de biologia, química e física em colégios da cidade. Sua aptidão pelo cuidado feminino também foi se lapidando com o passar dos anos, e a atenção através de exames preventivos eram feitos por ela em comunidades do interior. Adelaide já foi vereadora municipal, presidente do Rotary, responsável pela usina de leite de soja Vaca Mecânica e trouxe para o hospital uma agência transfusional de sangue. A farmacêutica possui especializações em citologia clínica, homeoplatia, epidemiologia, vigilância sanitária e também na área de política sobre drogas.

A advogada Genesi Nalin Betanin nasceu em Pinhalzinho – Santa Catarina. Ela chegou em São Mateus do Sul no ano de 1997, acompanhando seu marido que trabalhava na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), e encontrou aqui uma excelente oportunidade para abrir seu próprio escritório de advocacia.

Genesi já atuou como assessora jurídica da Câmara de Vereadores, assessora da Mesa Diretora, representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local e presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Atualmente, a advogada faz parte do Conselho de Ética da Subseção da OAB, da diretoria do Lar dos Idosos – que logo mais será inaugurado em São Mateus do Sul – e da Diretoria do Conseg.

“Fiquei extremamente comovida e para mim é um orgulho receber essa homenagem, pois sempre amei a cidade. Este título nunca foi por mim almejado, ou imaginado. O que fiz por São Mateus do Sul, fiz para ajudar e sempre de bom coração. Me sinto comprometida com o lugar que me acolheu e me adotou como filha. Isso tudo me motiva à continuar aqui e ajudar o município a crescer, me dedicando em todas as ações sociais em prol do bem comum”, garante.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeitura divulga Calendário da Coleta de Materiais Recicláveis no 2º semestre na zona rural do município
Sanepar não faz leitura presencial para proteger consumidores e leituristas
Descarte de lixo eletrônico