Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus do Sul faz entrega de mais de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos municipais

Os vereadores membros da Mesa Diretora e mais o vereador Júlio Balkowski, fizeram a entrega do cheque simbólico ao Prefeito Municipal, Luiz Adyr na manhã de quarta-feira (9).

A mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus do Sul, fez a entrega na manhã de quarta-feira (9), do cheque simbólico no valor de R$ 1.557.345,93 ao Prefeito Municipal, Luiz Adyr Gonçalves Pereira, nas dependências do gabinete do gestor.

O repasse se deu, através da aprovação na câmara legislativa, do projeto de lei número 2/2018, de autoria dos vereadores Nereu Dal Lago, Geraldo de Paula e Silva, Miguel Magnani e Edival Guimarães, membros da mesa diretora. O projeto revogou a lei número 2.680/2016, que instituía o Fundo Financeiro da Câmara Municipal, possibilitando assim o repasse do valor, nele reservado, para a construção da nova sede da Câmara Municipal, aos cofres públicos.

Segundo Luiz Adyr, o dinheiro entrará no caixa da Prefeitura como recurso livre. “Trata-se de um dinheiro que era da Prefeitura. Por ser um direito constitucional da Câmara Municipal em receber determinada porcentagem do valor do orçamento, a verba não foi utilizada, sendo devolvida aos cofres da Prefeitura.”

O valor devolvido ao caixa público será destinado às diversas demandas existentes no município, que de acordo com o gestor municipal, são várias em todos os setores, como obras, saúde, educação, etc.

O presidente da Câmara, Nereu Dal Lago, afirmou que a atitude do poder legislativo vem de encontro ao objetivo dos vereadores, em colaborar com a gestão municipal para a melhoria do serviço público aos munícipes. Ele afirmou que a destinação do recurso deve ser de total autonomia do poder executivo. “A Câmara Municipal de Vereadores não poderia definir a utilidade, devido ao risco de responder por improbidade administrativa, que viria a ser direcionado à minha pessoa. O dinheiro vem para o caixa único da Prefeitura e o Prefeito utiliza onde ele quiser.”

Ainda, de acordo com o presidente da casa de leis, a Câmara se coloca à disposição do executivo municipal para poder colaborar com a tomada da decisão da aplicação dos recursos, através do envio dos projetos de lei para a análise dos vereadores.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: