Política e Cidadania

Câmara Municipal de Vereadores realiza a 4ª sessão ordinária

Empresários são-mateuenses reivindicam explicações dos vereadores quanto ao projeto de lei que alterou os valores tributários do município e que foi aprovado pelos mesmos. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Logo após o protocolo de praxe seguido pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul, baseado no Regimento Interno e seguido em todas as sessões ordinárias e extraordinárias, a sessão de segunda-feira (5), após consenso dos vereadores, abriu a tribuna para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de São Mateus do Sul, Márcio Luís Staniszewski, representando as demais entidades da classe empresarial do município para reivindicar explicações aos vereadores acerca do projeto de lei que foi aprovado pela casa modificando o Código Tributário.

Segundo Márcio, houve uma grande surpresa aos comerciantes quando em contato com os boletos dos alvarás, foram surpreendidos com os respectivos valores e a suposta retirada dos descontos na ordem de 60%, de uma só vez, ficando somente 10% para pagamento até 10 de março e sem descontos até dia 10 de abril. Destacando que sua presença é motivada aos interesses dos associados das referidas entidades que representam a classe no município, Márcio diz que nos últimos dias vêm cobrando explicações por parte das lideranças.

Segundo o presidente da casa, será formada uma comissão envolvendo as entidades representativas do setor para um estudo, e também para possivelmente prorrogar o pagamento para analisar como ocorre essa questão em outros municípios. “É um assunto polêmico de última hora. Estão corretos de vir aqui solicitar, reivindicar e ter respostas”, enfatizou o presidente Nereu Dal Lago.

Dentre os assuntos no decorrer da sessão destaca-se a aprovação em primeira votação do projeto de lei número 02/2018, que abre crédito especial no valor de R$ 10.223,00, incluída na dotação orçamentária para repasse para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A vereadora Fernanda Sardanha apresentou dois requerimentos, os quais demandam que seja realizada sessão solene no dia 3 de maio em homenagem ao Dia Municipal da Imigração Polonesa, e a solicitação de cópia da documentação de doação do terreno para a Uniuv, nº 1774/2008, onde estava previsto no Projeto de Lei a ampliação do número de cursos para passar em definitivo o terreno para a instituição. Ambos aprovados.

Seis indicações foram apresentadas pelos vereadores, sendo: indicação nº 14/2018 solicitando a colocação de abrigos de passageiros, próximo a propriedade de João Ferraz no Faxinal dos Ilhéus, e a indicação nº 15/2018 que também solicita a colocação de abrigos de passageiros, junto a Igreja evangélica na Barra do Potinga, ambas de autoria do vereador Júlio Balkowski.

Os vereadores, Geraldo de Paula e Silva e Fernanda Sardanha apresentaram juntos a indicação nº 16/2018, solicitando ao Prefeito Municipal o reparo em mata-burro, próximo ao frigorífico São Francisco nas proximidades da propriedade do munícipe Silas Prohmann. Sendo aprovado diretamente pela presidência da Mesa Diretora.

A vereadora Marta Regina Centa apresentou duas indicações, uma de autoria individual, através da indicação nº 17/2018 que solicita à Prefeitura Municipal a viabilização da manutenção da estrada do Manduri, que está intransitável em dias de chuva e a indicação nº 18/2018 que solicita que o executivo municipal encaminhe dois ofícios solicitando duas academias ao ar livre e vigas para três pontes para substituir pontes de madeira, indicação essa proposta em parceria com o vereador Nereu Dal Lago.

Os vereadores, Jackson Machado e Geraldo de Paula e Silva encaminharam a indicação nº 9/2018 solicitando que a Secretaria de Obras instale lombada na rua Evaldo Gaensly, próximo a Serralheira Amazonas, devido à proximidade do Centro Municipal de Educação Infantil da referida comunidade visando a segurança das crianças.

Alexandre Müller
Alexandre Müller

Últimos posts por Alexandre Müller (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Aluno de Escola do Campo participa de sessão na Câmara dos Deputados em Brasília
Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul faz moção de repúdio à deputado de Santa Catarina
Convenção do PSDB de São Mateus do Sul confirma pré-candidatura de Luiz Adyr à prefeitura

Os comentários estão fechados