Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Câmara Municipal de Vereadores reverte verba da construção da nova sede do legislativo para a futura construção do hospital

Com a aprovação do projeto de lei nº 002/2018, a Casa de Leis viabiliza o montante capital reservado para a construção da nova câmara, para a construção da nova sede do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

A 11ª sessão ordinária realizada na segunda-feira (23), trouxe à Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus do Sul a primeira discussão e aprovação do projeto de lei do legislativo municipal nº 002/2018, de autoria dos vereadores Nereu Dal Lago, Geraldo de Paula e Silva, Miguel Magnani e Edival Guimarães, membros da mesa diretora.

O referido projeto revoga a lei nº 2.680/2016 que institui o Fundo Financeiro da Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus do Sul, possibilitando assim o repasse do valor, nele reservado, para a construção da nova sede da Câmara Municipal, aos cofres públicos, viabilizando dessa forma a colaboração financeira para agregar ao montante necessário para a construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes (HMDPF). A primeira votação teve votos a favor de todos os vereadores presentes.

Na mesma sessão, o projeto de lei nº 017/2018, provindo do executivo municipal, foi aprovado em segunda discussão e votação. O projeto trata da alteração de ação no Plano Plurianual (PPA) Quadriênio 2018/2021, e da alteração de ação da lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018, para enquadramento orçamentário das despesas referentes a utilização dos recursos destinados a pavimentação de vias urbanas, especificamente na Rua Ulisses Faria, a reforma do terminal rodoviário Guilherme Kantor e da praça Bruno Biesczad, localizada ao lado da rodoviária.

O projeto de lei nº 018/2018, que autoriza o executivo municipal a efetuar abertura de crédito adicional especial no orçamento do município, para o exercício de 2018, foi aprovado, também em segunda discussão e votação por todos os vereadores presentes.

Os vereadores votaram ainda, no projeto nº 019/2018, que dispõe sobre a alteração de código de subfunção no orçamento geral da Prefeitura para o exercício de 2018, o trabalho foi aprovado por unanimidade.

Na sessão, não houve apresentação de requerimentos e indicações, devido a sessão solene realizada na sequência da ordem do dia.

Sessão Solene aos 25 anos do programa Tradycje Polskie

Na 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, de segunda-feira (23), também foi realizada a Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do programa Tradycje Polskie, transmitido pela rádio Cultura Sul FM de São Mateus do Sul.

O programa foi fundado em 18 de abril de 1993 pelos são-mateuenses, Francisco Augusto Kaminski (em memória), Evaldo Drabeski, Levi Vitkowski e Elias Iensen. Ele teve seu início na rádio Najuá, no município de Irati, onde semanalmente divulgavam a cultura polonesa através das ondas do rádio e ao vivo, sempre com o grupo de amigos: Marcelo Janowski, Henrique Karpinski, Henrique Janowski, Getúlio Pageski e Francisco Karpinski, que com seus violões, clarinetas, bumbos e violoncelos, cantavam e tocavam as tradicionais músicas polonesas.

Na sessão solene, solicitada pela vereadora Fernanda Sardanha e aprovada pelos demais vereadores, estiveram presentes os atuais apresentadores do programa que anima a comunidade polonesa nas tardes de domingo, José Carlos Janowski, Irio Janoski, Nelson Wrubleski e Crisanto Cavalcante, além da presença do diretor da rádio, Emerson Bacil e do secretário municipal de educação e Cultura, Jorge Manfroni.

Durante a sessão, o coral do grupo Karolinka, regido pela maestrina Regina Trinco, apresentou os hinos brasileiro, polonês e são-mateuense, emocionando os presentes.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: