Política e Cidadania

Câmara Municipal de Vereadores reverte verba da construção da nova sede do legislativo para a futura construção do hospital

Com a aprovação do projeto de lei nº 002/2018, a Casa de Leis viabiliza o montante capital reservado para a construção da nova câmara, para a construção da nova sede do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

A 11ª sessão ordinária realizada na segunda-feira (23), trouxe à Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus do Sul a primeira discussão e aprovação do projeto de lei do legislativo municipal nº 002/2018, de autoria dos vereadores Nereu Dal Lago, Geraldo de Paula e Silva, Miguel Magnani e Edival Guimarães, membros da mesa diretora.

O referido projeto revoga a lei nº 2.680/2016 que institui o Fundo Financeiro da Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus do Sul, possibilitando assim o repasse do valor, nele reservado, para a construção da nova sede da Câmara Municipal, aos cofres públicos, viabilizando dessa forma a colaboração financeira para agregar ao montante necessário para a construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes (HMDPF). A primeira votação teve votos a favor de todos os vereadores presentes.

Na mesma sessão, o projeto de lei nº 017/2018, provindo do executivo municipal, foi aprovado em segunda discussão e votação. O projeto trata da alteração de ação no Plano Plurianual (PPA) Quadriênio 2018/2021, e da alteração de ação da lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018, para enquadramento orçamentário das despesas referentes a utilização dos recursos destinados a pavimentação de vias urbanas, especificamente na Rua Ulisses Faria, a reforma do terminal rodoviário Guilherme Kantor e da praça Bruno Biesczad, localizada ao lado da rodoviária.

O projeto de lei nº 018/2018, que autoriza o executivo municipal a efetuar abertura de crédito adicional especial no orçamento do município, para o exercício de 2018, foi aprovado, também em segunda discussão e votação por todos os vereadores presentes.

Os vereadores votaram ainda, no projeto nº 019/2018, que dispõe sobre a alteração de código de subfunção no orçamento geral da Prefeitura para o exercício de 2018, o trabalho foi aprovado por unanimidade.

Na sessão, não houve apresentação de requerimentos e indicações, devido a sessão solene realizada na sequência da ordem do dia.

Sessão Solene aos 25 anos do programa Tradycje Polskie

Na 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, de segunda-feira (23), também foi realizada a Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do programa Tradycje Polskie, transmitido pela rádio Cultura Sul FM de São Mateus do Sul.

O programa foi fundado em 18 de abril de 1993 pelos são-mateuenses, Francisco Augusto Kaminski (em memória), Evaldo Drabeski, Levi Vitkowski e Elias Iensen. Ele teve seu início na rádio Najuá, no município de Irati, onde semanalmente divulgavam a cultura polonesa através das ondas do rádio e ao vivo, sempre com o grupo de amigos: Marcelo Janowski, Henrique Karpinski, Henrique Janowski, Getúlio Pageski e Francisco Karpinski, que com seus violões, clarinetas, bumbos e violoncelos, cantavam e tocavam as tradicionais músicas polonesas.

Na sessão solene, solicitada pela vereadora Fernanda Sardanha e aprovada pelos demais vereadores, estiveram presentes os atuais apresentadores do programa que anima a comunidade polonesa nas tardes de domingo, José Carlos Janowski, Irio Janoski, Nelson Wrubleski e Crisanto Cavalcante, além da presença do diretor da rádio, Emerson Bacil e do secretário municipal de educação e Cultura, Jorge Manfroni.

Durante a sessão, o coral do grupo Karolinka, regido pela maestrina Regina Trinco, apresentou os hinos brasileiro, polonês e são-mateuense, emocionando os presentes.

Colaborador

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Câmara de São Mateus do Sul aprova em primeira votação projeto de lei que concede título de cidadão honorário
Acompanhe as principais datas das mobilizações nas Eleições 2018
Câmara Municipal de Vereadores realiza a 35º Sessão Ordinária e aprova Moção de Aplausos ao CEJU LKM Grupo de Dança

Os comentários estão fechados