Cidade

“Caminhos do Mate” oferece experiência de turismo rural em São Mateus do Sul

Roteiro turístico relacionado à produção de erva-mate na região será lançado na quinta-feira (20/07).

A rota turística Caminhos do Mate será lançada nesta quinta-feira (20), às 18h30min, em um happy hour no Hotel Dom Leopoldo, em São Mateus do Sul. O roteiro é uma iniciativa de três empresas locais: Hotel Dom Leopoldo, Ervateira Baronesa e Restaurante Veneza. O objetivo é promover o potencial turístico da região relacionado à tradição na produção de erva-mate.

O roteiro inclui visitas a atrações turísticas na cidade e na região e oferece experiências aos visitantes com o objetivo de garantir conforto, boas histórias e bem-estar em destinos que representam a cultura da região, desenvolvida pela produção ervateira, pelos imigrantes poloneses, por tropeiros, indígenas e colonizadores que povoaram São Mateus do Sul.

A programação do primeiro grupo de visitação aos Caminhos do Mate acontece nos dias 25, 26 e 27 de agosto (confira a programação completa abaixo), com vários serviços inclusos oferecidos pelas empresas idealizadoras.

Durante o passeio, o grupo ficará hospedado no Hotel Dom Leopoldo, o único 4 estrelas da região, e conhecerá diversos lugares: a Igreja Matriz São Mateus, o Chimarródromo, a Casa da Memória, a Feira Livre do Produtor, a arquitetura típica trazida pelos imigrantes na centenária casa de Rui de Paula e Silva, a Igreja Polonesa construída no fim do século XIX na Colônia Água Branca, o Santuário de Nossa Senhora dos Corais em Antônio Olinto.

Além destes pontos turísticos, os visitantes conhecerão os ervais certificados com Indicação de Procedência e a história da produção de erva-mate, na Ervateira Baronesa. No Restaurante Veneza, o grupo experimentará pratos a la carte e receitas típicas à base de erva-mate em um dos melhores restaurantes da região sul do Paraná.

Recentemente, São Mateus do Sul conquistou a certificação de Indicação de Procedência por meio do IG-Mathe, um reconhecimento pela excelência na produção de erva-mate, conquistada ao longo de 150 anos de cultura ervateira na região. Esta é a primeira Indicação Geográfica relacionada à erva-mate no Brasil, o que atesta a qualidade da erva-mate produzida no município e em seu entorno.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Sorte de Quem Compra Aqui: distribuição dos cupons inicia nesta semana
Protesto dos caminhoneiros chega ao 3º dia em São Mateus do Sul e reflexos já aparecem no cotidiano da comunidade
2º Encontro Regional de Tropeiros em São Mateus do Sul acontece em fevereiro de 2016