Geral

Campanha da Fraternidade foca desenvolvimento, saúde e qualidade de vida


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram nesta quarta-feira (10/02) a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’ é o tema que tem como lema ‘Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca’. A temática está baseada no livro Amós capítulo cinco, versículo 24. O profeta, que tem seu livro como parte da Bíblia Sagrada, é um dos dozes profetas menores e inspira essa abordagem.

Conforme a Conic, o objetivo é o debate de questões relativas ao saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. A entidade afirma que essa reflexão, da CFE 2016, ‘será a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico em nosso país’.

O texto-base da Campanha, segundo o Conic, está organizado em cinco partes, a partir do método ‘ver, julgar e agir’. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante o ano de 2016. Caberá às Igrejas o repasse de mais detalhes sobre o assunto, por meio do clero, pastores e lideranças.

A Comissão da Campanha de 2016 é formada pela Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA), Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Visão Mundial e Aliança de Batistas do Brasil.

Dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informa a CNBB.

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Proibição na venda de vale gás em supermercados ganha lei no Paraná
Ex-governador Beto Richa e a esposa são presos no Paraná
Cachorros são vítimas de maus tratos em hotel para animais de estimação em São Mateus do Sul