Política e Cidadania

Campanha do Recadastramento Eleitoral chega aos 70% em São Mateus do Sul

Apesar dos números, restam muitos eleitores que ainda não fizeram o recadastramento, principalmente na zona urbana. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

O recadastramento eleitoral obrigatório iniciou em 24 de julho, em São Mateus do Sul, que também realiza o processo para os moradores de Antônio Olinto, e tem como prazo final, a primeira semana de dezembro (07/12), num total de 94 dias úteis de campanha, já se passaram 58 dias de atendimentos, restando 36 dias para o desfecho da campanha, ou seja, pouco mais de um mês.

Neste período, 70% do eleitorado apto a votar, de acordo com as eleições em 2016, em São Mateus do Sul já efetuaram seu recadastramento, número aproximado de 23 mil eleitores, restando cerca de 10 mil que ainda não procuraram o Cartório Eleitoral (CE) e de acordo com a equipe do CE, boa parte deste eleitorado é residente da zona urbana. No mesmo período, o município de Antônio Olinto já alcançou a marca de 64,15% dos eleitores aptos a votar, pouco mais de 4 mil cidadãos, restando cerca de 2.400 eleitores.

“Apesar dos números satisfatórios, a proximidade com a conclusão da campanha preocupa a equipe que se empenha diariamente na divulgação e agendamento do recadastramento nas ruas, eventos e de casa em casa em São Mateus do Sul”, afirmam os organizadores. Várias estratégias já foram adotadas, dentre elas a parceria firmada com a prefeitura municipal de Antônio Olinto que já disponibilizou o transporte aos eleitores daquele município, já em São Mateus do Sul a estratégia ainda não vigorou.

Atendimento aos sábados

A partir de sábado (21), o Cartório Eleitoral está em pleno funcionamento com os recadastramentos biométricos, uma alternativa aos eleitores que ainda não dispuseram de tempo nos dias úteis. O atendimento acontece das 9 às 12 horas, durante os próximos sábados até o final da campanha, podendo ainda, haver horário estendido aos domingos na última semana. Em novembro, o atendimento será alternado aos sábados, ora somente de manhã, ora somente a tarde, em calendário ainda a definir. Mas todo sábado estará aberto em funcionamento.

Para não esquecer, os documentos necessários para ao recadastramento são: documento de identificação oficial com foto – R.G, CNH, CTPS; comprovante de residência (em nome do eleitor, cônjuge, pais, filhos, emitido nos últimos três meses); título eleitoral e CPF.

Recadastramento obrigatório para eleitores acima de 70 anos

Os eleitores idosos, com 70 anos ou mais, devem fazer o recadastramento do título obrigatoriamente, assim como qualquer outro eleitor. Quem deixar de fazer a revisão biométrica terá seu título cancelado. Para os eleitores acima de 70 anos, o voto continua sendo facultativo, mas quem não fizer o recadastramento não poderá participar das próximas eleições, principalmente da próxima eleição nacional. O voto é um direito dos idosos, e por isso, devem continuar ajudando a decidir o rumo do país.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Câmara aprova contas de 2017 e 2018 da prefeitura e libera crédito para estádio
Câmara de Vereadores de São Mateus do Sul concede título de Vulto Emérito à são-mateuenses
Vereadores aprovam em primeira votação projeto de lei que abre crédito adicional suplementar de mais de R$ 900 mil no orçamento do município