Religiosidade

Campanha em prol à construção da casa paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa acontece em São Mateus do Sul

A comunidade são-mateuense poderá doar materiais para construção, ajudar no pagamento da mão de obra e realizar serviços voluntários. (Foto: Divulgação)

A Paróquia dedicada à Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Monte Claro (Czestochowa) foi criada e instalada no mês de junho de 2006. Tem sua Igreja Matriz localizada na Vila Nepomuceno, em São Mateus do Sul, e é responsável por 14 comunidades e suas respectivas capelas: Vila Bom Jesus, Vila Americana, Colônia Iguaçu, Anta Ruiva, Fartura do Potinga, Emboque, Colônia Cachoeira, Rio das Pedras ‘B’, Turvo de Baixo, Fazendinha, Faxinal dos Elias, Caitá, Turvo Barracas e Loteamento São Joaquim, esta, não possui ainda capela, por isso as missas são celebradas nas casas das famílias da comunidade.

No dia 31 de dezembro de 2017, durante a celebração da Santa Missa, o Padre João Henrique Lunkes (que trabalhava como vigário paroquial na Paróquia São João Batista em São João do Triunfo) e o Diácono Ronaldo Adriano Rodrigues (designado aos trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em São Mateus do Sul), assumem a Paróquia e seus trabalhos.

A Paróquia, desde sua criação vem passando por inúmeras dificuldades pastorais e econômicas. É a única paróquia da Diocese de União da Vitória que ainda não possui um pavilhão para eventos e nem casa paroquial que tanto fazem falta. Os padres que por ali passaram sempre moraram nas paróquias vizinhas, Perpétuo Socorro e São Mateus.

“Somos eternamente gratos por essa importante colaboração das respectivas igrejas”, enfatiza Padre João Henrique.
Porém este ano, o Padre e o Diácono designados à Paróquia, acharam por bem residirem junto à comunidade, pois a distância entre a Paróquia assumida e onde residiam, prejudicava muito o atendimento. Desde o dia 6 de fevereiro eles moram em uma casa alugada. O valor do aluguel é de R$ 500, sem contar luz e água. O contrato de locação é de um ano.

“Ronaldo, que era o Diácono designado, hoje já se tornou Padre e foi transferido para a paróquia Santa Bárbara em Bituruna no dia 10 de maio. Desde esse dia eu estou trabalhando sozinho”, explica João Henrique.
Devida a carência financeira da Paróquia, não há possibilidades de executar nenhum tipo de obra de melhorias nas instalações da Igreja Matriz, que já se fazem urgentemente necessárias, menos ainda começar alguma nova obra. “Porém manifestamos gratidão aos nossos benfeitores, dizimistas, colaboradores que nos ajudam e nos apoiam”, agradece João Henrique.

Contando com a generosidade e a caridade da comunidade são-mateuense, o Padre, juntamente com a equipe de coordenação iniciaram no mês de agosto a campanha em prol à construção da casa paroquial. “Fazemos este apelo à toda a nossa diocese, à todas as pessoas de boa vontade que nos ajudem nesta missão que assumimos em favor ao povo de Deus e ao Reino dos céus”, destaca o Pároco.

As pessoas interessadas poderão doar materiais para construção, ajudar no pagamento da mão de obra e realizar serviços voluntários. “Enfim aquilo que estiver ao seu alcance, pois para nós será um gesto de grande importância. Também colocamos a disposição o endereço, e-mail, telefone e a conta de nossa Paróquia para eventuais doações e/ou informações. Pedimos encarecidamente a ajuda aos nossos Padres, lideranças comunitárias, leigos e leigas na divulgação e no apoio desta campanha”, propõe João Henrique.

Dados da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa

Localizada na Rua Alexandre Nadolny, 972, Vila Nepomuceno – São Mateus do Sul.

Telefone: (42) 3532-5843.

Email: par.aparecida@dioceseunivitoria.org.br.

Os depósitos podem ser feitos na Cooperatica Sicredi – Conta: 3089-9. Agência: 0725.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Falece o padre responsável pela construção do Salão Paroquial da Paróquia São Mateus
Festa de São José sorteia mais de R$ 5 mil em prêmios
Via Sacra rezada em polonês mantém tradição e integra descendentes de imigrantes

Os comentários estão fechados