Médico urologista Gustavo Bono Yoshikawa, que atende na Piccinin Clínicas Integradas em São Mateus do Sul. (Foto: Divulgação Clínica)

O município de São Mateus do Sul iniciou neste mês de agosto um intensivo à prevenção ao câncer de próstata que afeta em sua maioria homens com mais de 50 anos. Mesmo com essa estimativa de idade, existe casos de confirmação da doença antes desta idade, principalmente por homens com casos de câncer de próstata na família.

Pensando na prevenção e tratamento precoce do câncer de próstata, a Piccinin Clínicas Integradas desde novembro de 2018 conta com a colaboração do médico urologista Gustavo Bono Yoshikawa (CRM 28889), especialista nos cuidados e trato urinário de homens e mulheres. Uma das características do urologista é o cuidado com o sistema reprodutor masculino, local em que o câncer de próstata demonstra seus primeiros sintomas.

Chega de vergonha!

Ainda uma das dificuldades para a realização dos exames preventivos do câncer de próstata é a vergonha de procurar um médico especialista. “Esse é um dos principais problemas. O câncer de próstata só apresenta sintomas quando já está em grandes proporções e aí está a importância dos exames preventivos para diagnosticar a doença logo no início”, explica o médico.

Já em estado avançado o câncer de próstata pode causar dificuldades urinárias, sangramentos e a perda do libido, além de colaborar para as chances de metástase por diversas partes do corpo, como nos ossos. “Um ponto positivo é que se descoberto no início, o câncer de próstata tem grandes chances de cura”, demonstra o profissional.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o recomendável é que os exames preventivos contra o câncer de próstata comecem aos 45 anos para os sujeitos com histórico familiar e aos 50 para os demais. “O exame de sangue juntamente com o de toque servirão de base para identificar como está a saúde do paciente.”

Se diagnosticado com câncer de próstata, o médico discutirá com o paciente as opções de tratamento. Dependendo do estágio da doença e outros fatores, as principais opções de tratamento para homens com câncer de próstata podem incluir conduta expectante, cirurgia, radioterapia, criocirurgia, hormonioterapia, quimioterapia e vacinas.

O que é próstata?

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

Atendimento especializado

O médico Gustavo Bono Yoshikawa atua na Clínica Piccinin uma vez ao mês e também é responsável pelo cuidado e tratamento de problemas urinários femininos. Para agendar uma consulta e conhecer as novas datas da agenda do profissional entre em contato com a equipe da Piccinin.

Localização: Rua João Bettega 1321, com a Rua Eduarda Sprada, 885, Centro de São Mateus do Sul. Horários de atendimento, de segunda à sexta, das 8h às 12h, e das 13h às 19h. Telefones (42) 3532-2309; 3532-4007 e 98877-0770. E-mail: piccininclinicas@hotmail.com: www.piccinin.med.br e www.piccininclinicas.com.br.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Reunião determina a destinação da verba de R$ 1 milhão do Hospital Doutor Paulo Fortes
Ônibus adaptado para transporte de pacientes é adquirido pela Prefeitura Municipal
Coleta de Sangue ‘extra’ será realizada no sábado dia 27 de fevereiro, em União da Vitória

Deixe seu comentário

*