Analisar as propostas de governo é fundamental aos eleitores, visando entender o que os candidatos ser propõe em fazer para os quatro anos de gestão que têm no mandato eletivo. Nesta etapa, nosso jornalismo analisou as proposições dos três candidatos à prefeitura de São João do Triunfo e dos dois que disputam o cargo em Antônio Olinto, na tentativa de esclarecer os planos.

Candidato a prefeito Rinaldo Pelegrino e vice-prefeito Antonio Dirceu da Silva.

Rinaldo Pelegrino, do MDB, é candidato a prefeito da situação em Antônio Olinto. Dentre as proposições, seguir com ampliações e reformas nas escolas municipais, manter o transporte gratuito para universitários e qualidade na frota de transporte municipal. Também kits escolares contendo mochila, materiais escolares e uniformes e seguir com a formação de docentes, aprimorando a avaliação.

Manter período de seis horas de atividade, vaga para todos alunos de dois a dez anos e ampliando até três anos, brinquedoteca, construção da biblioteca municipal, gestão democrática, compra de equipamentos, apoio aos cursos técnicos (transporte). Ainda manter as datas comemorativas, qualidade da merenda escolar, buscar cursos de graduação e pós na forma EAD e ampliar o espaço da secretaria.

Candidato a prefeito Alan Jaros e vice-prefeito Jurandir Ferreira.

O candidato do PSD, Alan Jaros se propõe em valorizar docentes e equipes, trazer cursos de graduação, reformar a Casa da Cultura e acervo da biblioteca com melhor acesso à população e novo prédio, com fomento à leitura, pesquisas, EJA. Também melhorando estruturas físicas, transporte (gratuito para universitários), capacitação dos servidores, parceria com Colégio Agrícolas e redução de evasão e reprovação.

Maior diálogo, participação das famílias, plano de carreira, gestão democrática, fortalecer atuação do Conselho de Educação e cumprimento do Plano Municipal. Ainda maior atuação da comunidade escolar, promoção de eventos, feiras e trabalho interligado com outros setores. Profissionais de psicologia e fonoaudiologia e atendimento em neurologia. Melhor acervo bibliográfico e aplicação do Fundeb, conforme a lei.

São João do Triunfo: propostas

Candidato a prefeito Abimael do Valle e vice-prefeito Geraldo Chaves Alves.

Abimael do Valle concorre pelo PT para receber mais quatro anos de mandato. O atual prefeito cita investimentos e fortalecimento na 1ª gestão. Prevê implantar e desenvolver ações do Plano Municipal de Ensino. Capacitação por meios virtuais é outra proposta do petista, com acesso para alunos às ferramentas eletrônicas. Também oferta de materiais didáticos e merenda aos estudantes.

Fomento às atividades culturais e de entretenimento, continuidade no Plano de Cargos e Salários, mas com estudo de impacto financeiro. Reformas e melhorias nas escolas, maior oferta de vagas nas creches, ampliação dos quadros profissionais e de saúde, transporte, subsídio para universitários, oferta de gestão e capacitação, fornecimento de materiais aos estudantes e maior comodidade.

Candidato a prefeito Odiney Bacil e vice-prefeito Wilson Bedim.

Odiney Bacil, do PSL, tem propostas descritas em tópicos. Iniciando com incentivo aos professores, capacitação e valorização. Programas para manter alunos na escola e melhor aproveitamento, analise da qualidade na merenda com ampliação da aquisição da agricultura familiar. Ainda, melhor estrutura e acessibilidade, auxílio e cooperação com entidades como a APAE, são as proposições.

Otimizar o transporte escolar, promover e incentivar a história e cultura, apoiar bandas fanfarras e entretenimento. Também abrir as escolas para nas comunidades e promover eventos. Apoiar confecção e ofertar materiais educacionais, ampliar e melhorar os espaços da educação infantil, parques infantis e subsídio para estudantes universitários terem o transporte gratuito.

Candidato a prefeito Professor Jorge.

Professor Jorge, do Democracia Cristã (DC), visa uma reforma administrativa em seu plano de governo. Educação fica junto com a pasta de Cultura. A proposta central é de criar escola integral única na cidade e interior. Outra proposição é de estabelecer convênio com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para implantar um polo para curso superior e técnico, conforme o candidato.

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Fórum Eleitoral promove cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas para as eleições municipais
Associação dos Atletas São-mateuenses participa de sessão na Câmara de São Mateus do Sul
Presença de investidor movimenta sessão da Câmara Municipal