O Cartório Eleitoral de São Mateus do Sul está localizado na Rua Dom Pedro II, 785, Centro de São Mateus do Sul. No momento, não está acontecendo atendimento presencial por conta do Covid-19. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (42) 3532-1056 ou e-mail zona012@tre-pr.jus.br, no horário das 12 às 19 horas. (Foto: Arquivo/Gazeta Informativa)

O ano de 2020 está inserido no calendário eleitoral, em função da realização das eleições municipais que devem ocorrer no Brasil. A pandemia do coronavírus afetou a rotina de todos os cidadãos, o que inclui as atividades políticas previstas para acontecer. A 12ª Zona Eleitoral de São Mateus do Sul, que também abrange o município de Antonio Olinto, está convidando os cidadãos a atuar voluntariamente no processo político.

Se trata da chamada para exercer funções no dia do pleito, como as de mesário, auxiliar de eleição, auxiliar de transporte e secretário de prédio. Além disso, existe a função de coordenador de acessibilidade, indivíduos que ficarão responsáveis, nos locais de votação, por auxiliar aqueles eleitores que possuem alguma deficiência física ou mobilidade reduzida.

A importância das funções

Ana Cláudia Neumann Cabral é analista judiciária e exerce o cargo de Chefe de Cartório da 12ª Zona Eleitoral. Ela comentou sobre a importância da participação dos cidadãos nas atividades eleitorais do país. “ Os colaboradores que exercem essas funções auxiliam a Justiça Eleitoral no cumprimento da nossa principal missão, que é garantir um processo eleitoral legítimo, seguro e transparente”, ressaltou ela.

A Chefe de Cartório ainda destacou o volume de pessoas necessário para a realização das eleições em nosso município. “ Para que os locais de votação funcionem normalmente no dia da eleição, são necessárias mais de 600 pessoas colaborando no processo. Temos um volume significativo de voluntários já inscritos, mas como o número de funções aumentou esse ano e os cuidados inspirados pela pandemia podem tornar as atividades mais longas, fica o nosso convite à sociedade para que colabore novamente com a Justiça Eleitoral”, finalizou Ana.

Quem pode ser voluntário?

Todo eleitor com mais de 18 anos e situação eleitoral regular pode exercer as funções de voluntariado eleitoral. Os interessados podem realizar o cadastro através da página do Facebook do Fórum Eleitoral de São Mateus do Sul, do e-mail zona012@tre-pr.jus.br e do telefone (42) 3532-1056, pois as atividades presenciais estão suspensas em função da pandemia.

(Banner: Fórum Eleitoral de São Mateus do Sul.)

Candidatos e seus parentes (ainda que por afinidade, até o 2º grau), membros de diretórios de partidos políticos (caso exerçam função executiva), autoridades e agentes policiais, funcionários em cargos de confiança e os que pertencerem ao serviço eleitoral não podem exercer as funções citadas na reportagem.

As vantagens do voluntariado

Destacam-se algumas vantagens, atribuídas aos indivíduos que colaborarem com a Justiça Eleitoral, nas atividades executadas no dia das eleições municipais. Os colaboradores têm direito à dispensa do trabalho pelo dobro de dias prestados, ao auxílio-alimentação no dia da eleição, à vantagem de desempate em concursos públicos (quando previsto em edital), à isenção da taxa de inscrição em concurso público estadual e à conversão de horas em atividades extracurriculares ou sociais, quando se tratar de universitário. Colabore com a Justiça Eleitoral você também!

A data das eleições

De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o desembargador Tito Campos de Paula, a entidade aguarda as determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Congresso Nacional para a realização das eleições municipais em 2020. “Se o adiamento ocorrer, o primeiro turno das eleições provavelmente será realizado no dia 15 de novembro e em caso de eventual segundo turno, até o prazo máximo de 20 de dezembro. A etapa de intermediação do TSE nesse processo se encerrou, agora cabe ao Congresso Nacional definir a melhor data”, pontuou ele.

(Banner: TRE-PR)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Vice-prefeito de São Mateus do Sul Clóvis Distéfano é pré-candidato a prefeito pelo PSC
Secretário de Saúde apresenta dados sobre Covid-19 e ações aos vereadores
Câmara Municipal de Vereadores realiza 34ª sessão ordinária e conta com a discussão e aprovação de apenas 2 projetos de lei