Educação e Cultura

Casa da Memória promove conversa com artista Emília Piaskowski

A Casa da Memória de São Mateus do Sul realizou na última segunda-feira, 10, a abertura da exposição “Wycinanki e Arte Popular Polonesa”, da artista Emília Piaskowski. A exposição integra a programação da 22ª Tradycje Polskie, o mês da cultura polonesa em São Mateus do Sul, e estará disponível para visitação até o dia 25 de setembro. São 16 quadros da artista, feitos a partir da técnica wycinanki.

Em cores vibrantes e detalhes sofisticados, as imagens e quadros que se formam a partir desta técnica são de encher os olhos. Surgida em meados do século XIX, a técnica consiste em transformar papeis coloridos em formas e imagens que remetem à tradicional cultura polonesa a partir de recortes. A variedade de formas, temas florais, círculos e animais presentes nas obras chamam atenção pela riqueza de detalhes e pelo valor estético.

Em conversa com um grupo de entusiastas da cultura polonesa em São Mateus do Sul, a artista contou um pouco da história da produção desse tipo de artesanato e sua experiência como artista, além de dar dicas sobre os recortes. Aos presentes, Emília contou que, em função do inquestionável valor estético da técnica wycinanki, muito do que se reproduz hoje desta técnica é um produto industrializado, não artesanal. A artista exaltou a importância da valorização e da preservação desta técnica artística entre os descendentes de poloneses. “A maior parte das pessoas que faz esse trabalho é gente de idade. Essa arte está ficando apenas nos museus. A técnica precisa ser preservada”, disse.

Nascida em 1928, Emília Piaskowski iniciou seu aprendizado da técnica wycinanki com a professora Apolônia Kozak, desenvolvendo uma técnica própria de dobrar e recortar o papel. Desde 1993, realiza exposições e cursos em diversas cidades. A exposição “Wycinanki e Arte Popular Polonesa” em São Mateus do Sul é uma realização da Fundação Cultural e da Casa de Cultura Polônia Brasil, com o apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul, do Consulado Geral da Polônia em Curitiba, da Braspol e demais entidades parceiras da 22ª Tradycje Polskie.

Fonte: Assessoria PMSMS

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Grupo de Dança Resgate Gaúcho se prepara para o início das aulas em 2020
Curso Técnico em Eletromecânica do Colégio Integral dará continuidade nas atividades no Colégio Estadual São Mateus
Grupo folclórico de São Mateus do Sul embarca para turnê na Polônia pela primeira vez na história