A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de São Mateus do Sul, em parceria com a Fundação Cultural, está realizando na Casa da Memória Padre Bauer a exposição sobre a vida de Sebastião Edmundo Wós Saporski, considerado o pai da imigração polonesa do Brasil, que em 2019 completa 150 anos.

Iniciando no dia 6 de setembro, os munícipes que forem até a casa da memória conhecerão sobre a trajetória de Saporski no Brasil, além de acompanhar imagens dos momentos de vida do polonês. A exposição ficará até o dia 18 de outubro.

A historiadora Hilda Jocele Digner explica que a exposição é bilíngue e mostra as obras realizadas por Saporski. “Nós realizamos uma forte pesquisa sobre a vida do polonês em nosso município e me responsabilizarei pelo trabalho de mediação em mostrar sobre a importância dele para nossa cidade”, destaca. Saporski morou em São Mateus do Sul e dessa forma merece todo reconhecimento pelo seu trabalho. Pela função de agrimensor, ele também colaborou com a medição de terrenos no município.

Nos primeiros anos no Brasil, Saporski foi professor de matemática, geometria e línguas. Depois, em 1874, prestou exames no Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro e recebeu o título de engenheiro agrimensor. A partir de então, preparou o lar paranaense de centenas de colonos poloneses. Trabalhou na construção de ferrovias, com destaque para a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, na qual foi responsável pelos 20 quilômetros mais difíceis de se executar.

Serviço

O que? Exposição sobre Sebastião Edmundo Wós Saporski, pai da imigração polonesa no Brasil;

Onde? Casa da Memória Padre Bauer;

Até quando? 18 de outubro;

Valores? Entrada gratuita;

Horário das exposições? De segunda à sexta das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Filme sobre benzedeiras é lançado em São João do Triunfo
Premiação do 2º concurso do grupo Amantes da Leitura mistura amor pela literatura e fotografia
A preservação da história local através de tombamentos

Deixe seu comentário

*