Primeiros pacientes que se hospedaram na Casa de Repouso Anjos da Guarda. No canto esquerdo Carmelito Quintilhano de Melo (proprietário da Anjos da Guarda) e no canto direito Carmen Müller (cuidadora de idosos).
(Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Iniciou na segunda-feira (21), o atendimento na casa de repouso para idosos “Anjos da Guarda”, em São Mateus do Sul. Localizada na Rua Vitório Biancolini, 1776, Centro, o novo ambiente foi planejado para atender e manter a qualidade de vida dos idosos do município, que antes em sua maioria, eram transferidos para casas de repousos em outras cidades como Rio Azul e Canoinhas.

De acordo com Carmelito Quintilhano de Melo, proprietário da casa de repouso, sua experiência profissional como motorista de saúde na Prefeitura Municipal foi a principal motivação para montar a casa de idosos após a sua aposentadoria. “Eu era responsável por levar algumas pessoas nas casas de repousos da região e via o quanto faltava um lugar como esse aqui em São Mateus do Sul”, diz.

A casa de repouso do município possui uma sala de refeição com espaço para TV e sofás. Há também banheiros adaptados e quartos que suportam até 30 pessoas. A casa e todo o cuidado com a medicação é de responsabilidade dos cuidadores de idosos com formações na área. “Trabalho há 15 anos como cuidadora e estou muito feliz em colaborar com o novo espaço do Seu Carmelito”, afirma Carmen Müller, colaborado da Anjos da Guarda.

Além do atendimento com os cuidadores, Carmelito conta com o apoio de dois médicos, dentre eles o Doutor Eduardo Benedetti Pedroni, equipe nutricional, de enfermagem e também de fisioterapia. “Ter a família e os amigos sempre por perto e na mesma cidade garante uma melhor qualidade de vida para eles”, informa Carmelito.

As vantagens de optar por hospedar-se ou hospedar um familiar em uma casa de idosos são diversas. Elas abrangem questões de segurança, saúde e conforto, além de que sempre contará com companhias e atividades durante o dia. É importante ressaltar que o idoso precisa demonstrar interesse em ficar na casa de repouso para não submetê-lo à um atendimento forçado.

Uma residência comum pode apresentar riscos ocultos à um idoso, pelo fato das chances em ocasionar acidentes domésticos sejam maiores do que em casas de repouso que mantém monitoramento e auxílio de um cuidador em tempo integral. Tropeçar em um degrau, escorregar em um piso liso, deixar portas abertas, bater a perna em alguma quina ou até mesmo esquecer o gás ligado são os principais acidentes resultantes das armadilhas de residências comuns.

As casas de repouso oferecem total conforto e segurança para seus residentes por meio de pisos antiderrapantes, barras, rampas e outros itens de segurança que diminuem as ocorrências de quedas. Caso o familiar idoso apresente qualquer alteração de saúde, o atendimento será seguro e imediato através da atuação de um profissional capacitado.

Os interessados em colaborar com o local, seja com doações de móveis ou até mesmo conhecer o espaço e as formas de hospedagem podem entrar em contato no telefone (42) 3532-3889, 98877-4664 e 98842-7492. A Anjos da Guarda está localizada na Rua Vitório Biancolini, 1776, Centro.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A primeira IG de Erva-mate do Brasil é nossa
Presidente da ACIASMS se licencia por prazo de 60 dias
Missão Técnica Internacional é realizada com sucesso