Cidade

Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul realiza curso de culinária com uso da erva-mate

O curso foi ministrado por Bernardina Filipak Janoski e os participantes do curso puderam aprender receitas de diversos produtos que podem levar a erva-mate como ingrediente. (Foto: CFR)

Nos dias 3 e 4 de outubro, a Casa Familiar Rural (CFR), realizou o curso “Delícias com Erva-mate”, por meio do Projeto Plantando Educação e Pescando Agroecologia, patrocinado pela Petrobras e o Governo Federal.

A ideia de oferecer o curso surgiu do fato de que as famílias dos jovens da Casa Familiar Rural e as comunidades de São Mateus do Sul possuem em suas propriedades uma grande diversidade de árvores nativas, porém com baixo aproveitamento. Então, o curso vem justamente contribuir para um melhor e maior aproveitamento das folhas e frutas, desde os cuidados na colheita e na pós-colheita, até o processamento e armazenamento das frutas.

O curso “Delícias com Erva-mate”, foi ministrado por Bernardina Filipak Janoski, uma referência em gastronomia em São Mateus do Sul, a qual atendeu 26 participantes para a elaboração de cerca de 30 receitas, oferecendo um novo olhar para a erva-mate, além do uso no chimarrão. “A utilização da folha e de toda erva processada gera conhecimento, renda extra e valoriza os recursos disponíveis na propriedade”, comenta Bernardina.

O curso em processamento de plantas nativas se tornou referência em qualidade das aulas e, indiretamente, de maior retorno financeiro para as famílias, criando expectativa e exigência para mais ações nesta área e, principalmente, na utilização da erva-mate como matéria prima para a produção e processamento a partir de suas folhas in natura ou desidratadas.

Para as jovens da comunidade de Fluviópolis, Jaíne Popoaski e Gabrieli Pacheco, participantes do curso, esta capacitação ajudará a obter conhecimentos que podem ser aplicados na propriedade, tornando-a mais produtiva e economicamente viável, o que irá incentivar a permanência do jovem no campo.

Segundo a Professora Gisela Bueno Lazzari, organizadora do curso, são inúmeras as possibilidades de utilização de forma sustentável dos recursos naturais. “As árvores nativas ocupam lugar de destaque nos ecossistemas naturais, seus frutos e folhas se tornam atrativos e representam novas opções de produtos ao consumidor”, enfatiza.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A fome não espera
Marmitas e cestas básicas fazem parte de doações e atendem necessitados
Prefeitura realiza 8ª entrega dos Kits Merenda Escolar